A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde, promove nesta sexta-feira, às 14 horas, a solenidade de reinauguração da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Quinta da Boa Vista. A unidade, inaugurada em abril de 2020 na Rua Manoel Pinto da Motta, 1208, nunca chegou a funcionar em horário integral e vinha atendendo a população somente às sextas-feiras. A totalidade dos serviços de saúde era uma reiterada reivindicação da comunidade nestes mais de dois anos, tendo levado a associação dos moradores do bairro a angariar um abaixo-assinado entregue em julho deste ano ao secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró. Embora com prédio concluído naquela época, a unidade não pode operar plenamente até então por falta de pessoal.
Na última semana, mediante portaria do Ministério da Saúde, a Administração Municipal conquistou o credenciamento, bem como verba de custeio específica, para viabilizar a ESF do Quinta da Boa Vista e implantar mais dois postos de saúde, nos bairros Tibiriçá e Fátima. “Ampliar a rede municipal de saúde é uma das metas do prefeito José Otávio Germano e nós priorizamos o posto do Quinta para aproveitarmos a estrutura disponível e assistir a esse que é um dos bairros mais populosos da nossa cidade”, explica o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró.
O posto passará a prestar serviços ambulatoriais como aferição de pressão arterial, exames de glicemia para controle do diabetes, curativos, retirada de pontos, vacinação, consultas de enfermagem e consultas médicas. Com expediente integral, explica o coordenador técnico da unidade, Marlon Pires, serão implementadas também ações educativas em saúde, como os grupos de convivência e troca de experiências entre os pacientes, sob a supervisão de profissionais da área técnica. Os atendimentos iniciarão oficialmente a partir da próxima segunda-feira, das 7 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas. A previsão da Secretaria Municipal da Saúde é de que o posto venha a atender também os pacientes residentes do Bairro Funcap, num público estimado de mais de 3 mil pessoas beneficiadas, desafogando a unidade do Bairro Marina.