A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIS), promoverá o II Encontro Intersetorial com Ênfase da Promoção de Proteção da Cultura Indígena, com o tema “O desafio de proteger sem ameaçar a cultura indígena”. O encontro será dia 22 de outubro, a partir das 10 horas, na Praça Honorato de Souza Santos, sob a coordenação do Programa de Erradicação do trabalho Infantil (PETI) e Equipe Volante do CRAS Frota
O objetivo do encontro é estreitar laços com a cultura indígena e proporcionar um ambiente saudável de acompanhamento e proteção das crianças e adolescentes indígenas. A iniciativa busca ainda através do PETI abordar de forma adequada a questão do trabalho infantil, fazendo deste momento um dia de protagonismo indígena em nossa cidade.
Para isso é necessário conhecer seus anseios e buscar alternativas para proteger as crianças e adolescentes gradativamente, sem ferir e interferir na cultura, que vê o envolvimento familiar no trabalho como algo normal e ligado à tradição. “Nosso desafio é pensar o direito da criança aplicado aos grupos étnicos. O caminho é lento mas há de prosperar”, frisam os técnicos.