Nesta semana, foi celebrado o Dia dos Povos Indígenas, e a Secretaria Municipal de Inclusão Social aproveitou a data para divulgar levatamento sobre as comunidades indígenas de Cachoeira do Sul e a realidade social que estão inseridas. Em comemoração ao mês da Cultura Guarani, está em organização uma tarde de campo no próximo dia 25, na Aldeia Araxa Ty / BR-153 às 14 horas, e no dia 9 de maio na Aldeia Guabiju / Piquiri Mineiração às 14 horas.
Saiba mais
Cachoeira do Sul tem duas comunidades indígenas situadas à beira da BR-153: a Aldeia Araxa Ty, na Mineração/Aldeia Guabiju, e na BR-290, uma família.
Desde suas instalações, a equipe volante da SMIS atende os indígenas da Aldeia Guabiju e da Aldeia Araxá Ty
Segundo os dados do setor do Cadastro Único do município, 35 famílias estão inseridas no cadastro. Isso representa o total de 87 pessoas.
A Equipe Volante da SMIS, composta pela psicóloga Jenifer Schutz, e pela Assistente Social, Fernanda Corrêa, destaca que a data deve ser lembrada com a luta dos povos indígenas ao longo da história para que sejam reconhecidos, respeitados e tenham seus direitos garantidos como cidadãos. São grandes os desafios nos momentos atuais, como o reconhecimento e a legalização do seu território.
GUARANIS
O termo guaranis refere-se a uma das mais representativas etnias indígenas das Américas, tendo, como territórios tradicionais, uma ampla região da América do Sul que abrange os territórios nacionais da Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e a porção centro-meridional do território brasileiro.