Prefeitura implanta 3º turno na Saúde para combater dengue

Por
Prefeitura implanta 3º turno na Saúde para combater dengue
SAÚDE
25 de março de 2025 - Crédito: Freepik

 

A Prefeitura Municipal implanta a partir desta quarta-feira (26) o terceiro turno de atendimentos em saúde, em dois pontos da cidade, com vistas a suprir a demanda crescente de casos suspeitos de dengue na rede pública, assim como atender a sazonalidade característica provocada pelas doenças de inverno. O horário extra será das 17 horas às 21 horas na EAP Central (esquina das ruas Conde de Porto Alegre e XV de Novembro) e EAP Centro Social Urbano (Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena) e dará prioridade aos casos suspeitos de dengue e síndromes gripais, apontados como a causa de um terço da sobrecarga de procura já verificada em março pela Unidade de Pronto Atendimento. O contrato do município com o Hospital de Caridade e Beneficência para gerenciamento da UPA prevê em torno de 150 atendimentos/dia, enquanto a média atual já extrapola os 200.

Neste sentido, a secretária municipal da saúde, Camila Nunes Barreto, anunciou também que está confirmada a contratação do terceiro médico para atuação na UPA, por meio de aditivo ao contrato existente e que costuma ser demandado nesta época do ano, tudo como estratégia para evitar superlotação dos serviços de urgência e emergência, ao mesmo tempo em que a rede de saúde oferece alternativas de atendimento à população já nos primeiros sintomas. “Nossos esforços ocorrem no sentido de evitar o agravamento destes quadros, a consequente necessidade de hospitalização – nossa estrutura de UTI é limitada – e, por fim, prevenir a incidência de óbitos, seja por dengue ou por infecções respiratórias”, avalia a secretária.

MEDICAÇÃO DESCENTRALIZADA
O diferencial da rede de atenção básica neste ano, durante o terceiro turno denominado “+ Saúde Cachoeira”, será a oferta da medicação inicial diretamente nas unidades de atendimento, tendo em vista, sobretudo, o protocolo de hidratação emergencial nos casos de suspeita de dengue, conforme preconiza o fluxograma de manejo clínico do Ministério da Saúde. As EAPs Central e do Centro Social Urbano estarão supridas de soro fisiológico (hidratação venosa), sais de reidratação oral e acesso facilitado ao consumo de água, para assistência imediata aos casos classificados como A e B do manejo clínico, envolvendo quadros de dengue sem sinal de alarme, com ou sem condição especial, risco social ou comorbidades. “Como a doença causa perda de líquidos do corpo, precisamos agir rápido para repor esses líquidos, ajudando o organismo a se recuperar mais rápido e evitando que o quadro se agrave”, destaca a titular da SMS.

A secretária Camila salienta o compromisso do governo municipal com o reforço da saúde em tempos de pré-epidemia e sobrecarga da demanda pelas doenças de inverno, explicando que a estrutura temporária de atendimento que agora inicia será mantida por tempo indeterminado, a partir de avaliações periódicas da demanda.

TERCEIRO TURNO + Saúde Cachoeira

A partir de 26/03
Segundas-feiras a sextas-feiras
17 horas às 21 horas
– EAP Central (Esquina da Rua Conde de Porto Alegre e Rua XV de Novembro)
– EAP Centro Social Urbano ( Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena)
* Prioridade no atendimento de suspeitas de dengue e síndromes gripais

AS FRENTES NA GUERRA CONTRA A DENGUE

Diretoria de Vigilâncias em Saúde (DVS) – Ambiental e Epidemiológica/SMS
– Trabalho de campo para delimitação dos focos da dengue
– Aplicação de produto biológico em equipamento veicular diretamente nas áreas afetadas pelos vetores
– Monitoramento dos casos positivados nas redes pública e privada
– Ações em saúde envolvendo o tema com a comunidade escolar (25 sessões do cronograma inicial em andamento)
– Mutirões de limpeza nos bairros
– Terceiro turno de atendimentos em saúde em dois pontos da cidade
– Terceiro médico para reforço de atendimento na equipe da UPA