Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Prefeitura força Dnit para controle de bitrens na Ponte do Fandango

Governo municipal quer que o Dnit exerça sua responsabilidade com a Ponte do Fandango. Foto: Arquivo/OC.

A Prefeitura de Cachoeira do Sul resolveu endurecer o jogo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) com relação à passagem de veículos pesados pela Ponte do Fandango. Desde que foi decidido que só seria permitida a travessia de veículos com até 24 toneladas, uma equipe de servidores municipais são os “guardiões” da ponte durante o dia e à noite.

Esta situação, no entanto, mudou. Com a determinação do corte de horas extras, o secretário de Obras, Ronaldo Trojahn, tomo a decisão de que à noite a equipe não ficaria mais responsável pelo tráfego de caminhões pesados pela Ponte do Fandango. “Cumpri ordens do prefeito e acertei com o Dnit, para que assuma o controle à noite e aos finais de semana”, disse Trojahn, acrescentando que neste caso uma empresa deverá ser contratada.

À noite, os servidores da Prefeitura enfrentam ameaça e xingamentos, porque caminhoneiros com seus bitrens querem passar pela Ponte do Fandango. “Assumimos um encargo que não é nosso, mas agora chegou a vez do Dnit se envolver diretamente com o controle de veículos pesados na Ponte.

ATENÇÃO

Desde que foi constatada uma rachadura em um dos vãos da Ponte do Fandango – isto em 29 de outubro de 2021 – que nenhuma providência concreta é determinada pelo Dnit. Na oportunidade, a Ponte ficou interrompida e mais tarde só foi liberada para veículos leves, porque o Dnit construiu um reforço no vão onde ocorreu uma fissura.

Este quadro dura quase três anos. Neste meio tempo, a Prefeitura assumiu a fiscalização dos “pesados” na Ponte, enquanto o Dnit, deveria providenciar um projeto para uma reforma geral ou construiria uma nova ponte. Nada disso aconteceu.

IMPORTANTE

A Ponte do Fandango, localizada na BR-153 sobre o Rio Jacuí em Cachoeira do Sul, é a principal ligada para as rodovias da região ( BR-290 e RST-287). Na prática, o escoamento da safra passa por Cachoeira. Impedidos de trafegar pela Ponte os bitrens se socorrem da Balsa Deusa do Jacuí, que faz desde novembro de 2021, a travessia do Rio Jacuí entre a Praia Nova e o início da Rua Moron.

Sair da versão mobile