A prefeita Angela Schuh recebeu nesta segunda-feira (24), os professores Lucas Delongui e Regis Leandro Lopes da Silva do GRIM/UFSM – Núcleo de Estudos em Gestão de Riscos e Infraestrutura para dar seguimento às tratativas da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Aos representantes da prefeitura, foi explicado que a revisão leva em conta quatro principais eixos: abastecimento de água, gestão de resíduos sólidos, drenagem da água da chuva e coleta e tratamento de esgoto.
O desenvolvimento do plano levará em conta o diagnóstico atual e seus impactos, o prognóstico – construído com a comunidade, com cenário de referências e estabelecimento de metas e a apresentação de soluções graduais e progressivas.
Todas as etapas são construídas com a participação dos cidadãos, através da criação de comitês e da realização de audiências públicas, até que seja construído o texto final em forma de lei. O cronograma para revisão é de um ano.
Além da revisão do plano, o convênio com a UFSM também prevê um estudo de viabilidade e anteprojeto para mudança de curso de água da Sanga da Inês.
Para a prefeita Angela Schuh, os dois trabalhos têm grande importância para o desenvolvimento da cidade. “Os últimos episódios climáticos e as consequências para a cidade são a prova que precisamos pensar Cachoeira de forma organizada, com projeções para 50 anos, para que as próximas administrações tenham menos problemas dos que estamos tendo com as enxurradas”, declarou a prefeita.