Prefeitura envia para Câmara projetos de lei que garantem os direitos dos advogados

Por
Prefeitura envia para Câmara projetos de lei que garantem os direitos dos advogados
CACHOEIRA DO SUL
29 de agosto de 2023 - Direitos dos advogados / Crédito: Divulgação

O prefeito José Otávio Germano determinou a apresentação de dois projetos de Lei à Câmara de Vereadores que garantem os direitos dos advogados. O primeiro projeto visa garantir a suspensão dos prazos dos processos administrativos durante o mesmo período do recesso forense (20 de dezembro a 20 de janeiro), em analogia ao que já dispõe o artigo 220 do Código de Processo Civil em relação aos processos judiciais.

O segundo visa regulamentar, atento à titularidade dos honorários de sucumbência – decorrentes de condenações judiciais e/ou acordos extrajudiciais dos advogados públicos, já garantida por Lei Federal (Código de Processo Civil) – com constitucionalidade reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, a divisão de valores entre os advogados que compõem o quadro da Procuradoria Jurídica do Município. Esse ato visa evitar a criação de passivo, o risco de judicialização e o desrespeito à classe, na mesma esteira de mais de uma centena de municípios que já regulamentaram a matéria.

Direitos dos advogados / Crédito: Divulgação

Direitos dos advogados / Crédito: Divulgação

Os dois temas já foram objeto de diálogo do procurador-geral do Município, Kader Saleh e dos procuradores municipais junto à Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, através do presidente Claiton Schutz, da vice-presidente Samira Ache e demais membros.