O prefeito de Cachoeira do Sul, José Otávio Germano, e o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) firmaram convênio para abertura gradual de até sete leitos extraordinários para UTI/Covid. Antes disso, o HCB já possui 10 leitos de UTI/Covid que são custeados pelo Governo Federal.
Desde a última quinta-feira (4), quando foi assinado o Termo de Convênio para Transferência de Recursos Financeiros, a Prefeitura de Cachoeira do Sul custeia R$ 1.600,00 por dia de uso para cada leito extraordinário UTI/Covid. O convênio tem vigência de 60 dias, podendo ser prorrogado.
A necessidade do acordo se deu após o aumento do número de casos de pacientes que necessitam de internação em leito de UTI. Sem a abertura destes sete leitos extras, todos os pacientes que excederam ao número dos 10 leitos já existentes teriam que ir para uma fila, aguardar leito para atendimento em outra casa de saúde.
“Sabemos que a situação é caótica em todo o Rio Grande do Sul. Sem estes leitos extras, teríamos certamente hoje cachoeirenses aguardando por internação. Enquanto pudermos arcar com este pagamento e o HCB tiver capacidade de atendimento, mesmo que com enorme esforço, nós vamos cumprir a nossa parte para garantir atendimento para quem precisa”, garantiu José Otávio.