Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Prefeitura e HCB fecham parceria para programa de ambulatórios do governo do RS

Detalhes da parceria que viabilizará ambulatórios pelo Programa Assistir foram acertados em encontro realizado nesta semana / Foto: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde

 

A Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul e Hospital de Caridade e Beneficência selaram parceria pela viabilização dos cinco ambulatórios regionais de especialidades médicas previstos pelo Programa Assistir, do Governo do Estado. A autorização foi formalizada na terça-feira (9) pela Comissão de Orçamento, Avaliação e Controle de Aplicação e Verbas do Fundo Municipal de Saúde (Coacav), na presença de representantes dos gestores da Saúde, da Superintendência do HCB, Diretoria do Conselho Municipal da Saúde e Procuradoria Jurídica do Município.

Pela parceria, a Prefeitura arcará com as despesas de R$ 15 mil pelo aluguel do prédio que abrigará os ambulatórios (Rua David Barcelos, nº 266 – onde funcionou o Supermercado Tischler) e, em contrapartida, a Secretaria da Saúde poderá instalar no mesmo endereço pelo menos quatro de suas unidades: o Setor de Regulações (que intermedia consultas e exames de especialidades médicas, assim como cirurgias), Setor de Remoções (que agenda o transporte para consultas, exames e cirurgias em outras cidades), uma unidade sanitária com três equipes de atendimento e uma sala de vacinas. A partir desta aprovação, o Jurídico vai redigir uma minuta de contrato, enquanto os engenheiros civis da Prefeitura terão o prazo de três semanas para entregar o projeto de utilização do local, que terá a reforma executada pelo HCB.

“É um processo importante unir Prefeitura, Hospital e Governo do Estado para gerar centenas de consultas e cirurgias para toda a região”, avalia o secretário da saúde Marcelo Figueiró, enquanto comemora o fato de poder dispor à população, no mesmo endereço dos ambulatórios, relevantes serviços de saúde do governo municipal. “Tudo num espaço remodelado e com acesso mais facilitado à população, no centro da cidade”.

CONSULTAS E CIRURGIAS

Cada um dos cinco ambulatórios regionais deverá oferecer um pacote médio de 250 consultas e 30 cirurgias por mês, um ganho considerável na área de saúde para Cachoeira do Sul e região. No seu parecer favorável, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) afirma ter priorizado o fato dos pacientes da cidade não terem de se deslocar a outros centros para buscar atendimento. “Buscamos garantir a qualidade de vida dos doentes em primeiro lugar, prezando a agilidade na assistência, além da economia de recursos com esse deslocamento”, argumenta o presidente do conselho, Paulo Sérgio Ferreira Dias.

 

OS AMBULATÓRIOS DO PROGRAMA ASSISTIR

– Clínica Geral

– Cardiologia

– Vascular

– Neurologia

– Obstetrícia voltada a gestantes de risco

Estes cinco ambulatórios estão garantidos pelo Governo do Estado. HCB e Secretaria Municipal da Saúde estão buscando mais um ambulatório, em ginecologia, a área médica que mais apresenta demanda reprimida atualmente na cidade.

 

Com informações de Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul

Sair da versão mobile