Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Prefeitura e DNIT avançam para liberação da Ponte do Fandango

Representantes do Executivo Municipal e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes estiveram reunidos virtualmente na tarde desta segunda-feira para tratar do escoamento da safra pela Ponte do Fandango. Com a interrupção do tráfego, os caminhões precisam utilizar a balsa para entregar a produção nas empresas da cidade.

[themoneytizer id=”89498-1″]

 

Inicialmente, a solicitação da Prefeitura era para que fossem liberados caminhões até 36 toneladas, possibilidade que foi descartada pelo DNIT. Segundo o órgão, a ponte não possui capacidade para esta carga e sim para, no máximo, 24 toneladas.

Tanto o DNIT quanto a Polícia Rodoviária Federal divulgaram avaliação indicando que não possuem capacidade fiscalizatória e para orientação de motoristas no local. Quanto à pesagem, o órgão federal também afirmou não ter balanças à disposição para a conferência de carga. Dessa forma, a sugestão levantada aponto para um convênio ficando a Prefeitura responsável pela orientação aos motoristas, com a utilização de fiscais de trânsito, e também pela pesagem, com a possibilidade de utilização de balanças da iniciativa privada.

A ideia é que o convênio perdure até o fim de maio, quando devem ser encerradas as colheitas do arroz e da soja.

O prefeito José Otávio Germano garantiu que vai cuidar pessoalmente da questão para evitar maiores prejuízos financeiros aos agricultores e empresários. “Mesmo não sendo responsabilidade direta do Município, faremos o que for possível, dentro da razoabilidade e da segurança, para resolver esse impasse”, declarou.

A Polícia Rodoviária Federal firmou compromisso em realizar operações especiais incisivas durante a liberação da ponte, colaborando com a orientação e fiscalização dos motoristas.

[themoneytizer id=”89498-2″]

 

Cronograma da nova ponte

Durante a reunião, o superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, e o engenheiro João Carlos Tonetto, informaram que o Governo Federal repassou à superintendência regional do DNIT no RS o projeto da nova ponte. Os representantes do DNIT explicaram que o orçamento deve estar pronto até o fim do mês e a licitação deverá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022. Já no segundo semestre, deve ser entregue o projeto executivo e iniciar a obra.

A previsão é que os trabalhos na nova ponte durem por 12 meses, sem a interrupção total do tráfego no local.

O novo projeto prevê reclassificação para capacidade superior do que à atual.

Representando o Executivo Municipal, participaram da reunião a prefeita em exercício, Angela Schuh, e os secretários Helio Garcia Junior e Fernando Cantarelli.

[themoneytizer id=”89498-3″]

 

Texto e fotos: Eloisa Uliana

Sair da versão mobile