Prefeitura define esquema de aplicação da segunda dose Pfizer no lugar de AstraZeneca

Por 27 de outubro de 2021

Aplicação da segunda dose da Pfizer no lugar da AstraZeneca será adotada também nos postos de Cachoeira do Sul / Foto: Divulgação

 

A Prefeitura de Cachoeira do Sul definiu nesta quarta-feira (27) o esquema de utilização da vacina Pfizer para completar o esquema vacinal dos usuários que estejam com a segunda dose da AstraZeneca em atraso (mais de oito semanas de intervalo) por falta do insumo. O informe técnico que regulamenta o uso do imunizante da Pfizer foi emitido nesta terça-feira (26) pela Secretaria Estadual da Saúde.

A determinação ocorreu após constatada ausência do imunizante nos estoques de vários municípios do Estado. A norma da SES leva em conta o intervalo igual entre primeira e segunda doses de ambas as vacinas e a segurança comprovada por estudos científicos para esta intercambialidade entre Pfizer e AstraZeneca.

Em Cachoeira do Sul, conforme setor de epidemiologia do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), ainda há saldo de doses AstraZeneca disponível no momento para as segundas aplicações, mas a orientação passará a ser adotada assim que o estoque acabar. A decisão visa evitar atrasos nos prazos da imunização, incentivando uma maior proteção contra a Covid-19.

 

VACINAÇÃO COVID-19

* 1ª doses – 18 anos ou mais

US4 (Centro Social Urbano) e US14 (Bairro Marina) últimas 20 doses em cada unidade

 

* 2ª doses

Doses de reforço

Todas unidades da rede:

US1/INSS, US4/Centro Social Urbano, US14/Bairro Marina, ESF1/Bairro Promorar, ESF2/Bairro Carvalho, ESF3/Bairro Noêmia, ESF4/Bairro Barcelos, ESF5/Bairro Tupinambá, ESF7/Bairro Ponche Verde