Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Prefeitura decreta situação de emergência no Município

Angela Schuh / Crédito: Ass. Com.

Angela Schuh / Crédito: Ass. Com.

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da prefeita Angela Schumacher Schuh, no uso de suas atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica do Município e pela legislação federal que regula a declaração de situação de emergência, publicou nesta sexta-feira (28), o Decreto Nº 60/2024, que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas por chuvas intensas. Esses eventos climáticos resultaram em enxurradas, inundações e movimentação de massa.

O alto volume de chuvas que atingiu o município foi registrado no dia 19 de junho de 2024, quando 120 mm de chuva caíram em um período inferior a quatro horas. Esses grandes volumes de precipitação afetaram o Estado do Rio Grande do Sul, elevando o nível de rios, arroios, sangas e barragens, causando danos e prejuízos significativos ao Município.

Adicionalmente, o nível do Rio Jacuí alcançou a cota de 24,76 metros, afetando famílias e empreendimentos tanto na área urbana quanto na rural do município. Este aumento no nível do rio agravou o impacto social, causando danos humanos, materiais e ambientais, além de prejuízos financeiros tanto públicos quanto privados.

Sair da versão mobile