Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Prefeitura dá uma geral nas tipuanas da Praça José Bonifácio

Serviço é realizado neste domingo. Fotos: Divulgação.

A Secretaria de Obras, de Cachoeira do Sul, segue seu cronograma de revitalização da Praça José Bonifácio, um dos cartões postais da cidade. A meta é que em outubro sejam concluídos os trabalhos, quando está prevista a realização da Feira do Livro. Neste domingo, por exemplo, foram efetuados cortes de galhos das tipuanas localizadas na Rua Sete de Setembro.

As equipes da Secretaria têm enfrentado dificuldades com a canalização existente na Praça. A totalidade dos canos está entupida e, por isto, a água represa e a sujeira toma conta de todas as áreas em dias de chuva. Segundo o secretário Ronaldo Trojahn, os diâmetros dos canos são pequenos e, por isto, está sendo verificado o que fazer. “Em alguns pontos vamos ter efetuar a troca da canalização”, destaca.

Atualmente há carência de manutenção por toda a praça o que proporciona um contexto de abandono. É este quadro negativo que o governo municipal quer mudar. “Muita coisa precisa ser feita”, diz o secretário, acrescentando que foram elencados 17 itens no projeto de revitalização.

São eles:

-Podas de árvores, de arbustos, plantio de gramas e flores, melhoria na iluminação, na pavimentação, no prédio da Fonte das Águas Dançantes, iluminação da quadra de esportes via emenda impositiva, das calçadas de toda a quadra e parte interna da praça, reforma da pista de skate, melhoria na sinalização viária, colocação de piso tátil, reforma da praça de brinquedos, faixa de pedestres, rampas para cadeirantes, atenção aos sanitários, colocação de câmeras e reforma dos dois quiosques com a terceirização para a iniciativa privada.

ATENÇÃO

Não é de agora que o poder público anuncia ampla recuperação do cartão postal da cidade. Muitas tentativas foram feitas, mas ao longo tempo sem da devida manutenção, a praça caiu no descaso proporcionando uma imagem negativa para os cachoeirenses e para os visitantes. Caminhar pela praça é se deparar com entulho, pedras e lixo pelo chão.

FONTE

A Fonte das Águas Dançantes se transformou num palco de promessas. A estrutura está danificada e a Fonte não funciona mais a não ser depois de reparos para algumas datas especiais. O prédio, onde também funciona a Casa do Artesão, é alvo de pichadores e do vandalismo. No local, servidores da Prefeitura já trabalham na limpeza envolvendo toda a estrutura da fonte.

IMPORTANTE

A Praça José Bonifácio existe desde 1912. Era chamada de a Praça das Paineiras, árvores que predominavam e proporcionavam muita sombra. Além disso, no centro havia o Mercado Público, lamentavelmente, destruído ao logo do tempo por governos que não se deram da conta da manutenção da história da cidade.

Sair da versão mobile