Cemitério Municipal: regularização por parte de arrendatários e familiares é necessária para que restos mortais de entes queridos não sejam removidos para o ossário geral / Foto: Arquivo/OC
A Prefeitura de Cachoeira do Sul publicou nesta terça-feira (1º) o edital 03/2022, que convoca arrendatários ou familiares das pessoas sepultadas nas carneiras (paredes) do Cemitério Municipal e com o pagamento da anuidade vencida há mais de 30 dias para que regularizem a situação. Os responsáveis devem comparecer junto à administração do Cemitério Municipal.
Caso isso não aconteça em um prazo de 30 dias após a publicação do edital, a carneira é aberta e os restos mortais são retirados, abrindo vaga para novos sepultamentos. Quando é feito o aluguel de uma carneira, está incluído o pagamento para a manutenção por três anos.
Hoje, o valor é de R$ 568,00. Quando a partir do terceiro ano a taxa de manutenção não é paga (valores entre R$ 85,00 a R$ 160,00) e a família não busca regularização após chamamento por edital e por telefone, a carneira é aberta, os ossos são retirados e colocados em um saco identificado e destinado ao ossário.
Desse local, a família tem até três anos para fazer o resgate do material. Caso isso não aconteça, ele é enviado para o ossário geral, de onde não pode mais ser retirado.