Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Prefeitura contrata empresa para estudo sobre estacionamento rotativo pago

Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

A edição extra do Diário Oficial eletrônico da Prefeitura de Cachoeira do Sul desta quinta-feira (13) apresenta uma contratação por dispensa de licitação de uma empresa de Santa Cruz do Sul – Soluções em Trânsito KM Zero – especializada em trânsito. O objetivo é realizar um estudo técnico do estaciomento rotativo pago, no valor de R$ 35,9 mil.

O procedimento prevê a prestação de serviços de engenharia de tráfego e transportes para viabilizar o estudo. “São estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental de adequação e melhorias do sistema viário”, acentua a empresa contratada em seu material de apresentação.

De acordo com a contratada, os estudos são feitos devido ao “crescimento acentuado da frota na última década”. “Com isso, a necessidade de soluções operacionais, estruturais ou educacionais no trânsito de uma cidade. É necessário garantir fluidez, acessibilidade e segurança a todos os usuários já considerando os cenários futuros”, acrescenta o material disponibilizado aos clientes.

Especificamente sobre a implantação do sistema de estacionamento rotativo, a empresa santa-cruzense – fundada em maio de 2028 – elabora estudos “que visam organizar e melhorar a taxa de rotatividade do estacionamento público”.

“Estes estudos permitem a determinação do perímetro a ser explorado pelo estacionamento, a taxa de ocupação, a quantidade de vagas operacionais, possibilitando assim verificar a viabilidade técnica e econômica para implantação deste serviço. Englobando a confecção do projeto básico e/ou executivo para implantação de estacionamento rotativo pago, onde poderá ser indicada a tecnologia adequada para o estacionamento, se por meio de parquímetro, POS (Ponto de Venda), aplicativo, smartphones, sensores de vaga, dentre outros, garantindo assim que a operacionalização do sistema seja o adequado para o Município”

trecho da apresentação dos serviços da empresa contratada

 

Nova tentativa

Na fase final do governo de Sérgio Ghignatti, um projeto similar que previa a implantação do sistema em Cachoeira do Sul foi protocolado na Câmara de Vereadores, mas acabou tendo seu andamento interrompido em meio ao debate que gerou na época.

Sair da versão mobile