Prefeitura contrata empresa para estudo sobre estacionamento rotativo pago

Por
Prefeitura contrata empresa para estudo sobre estacionamento rotativo pago
TRÂNSITO
13 de fevereiro de 2025 - Crédito: Freepik

A edição extra do Diário Oficial eletrônico da Prefeitura de Cachoeira do Sul desta quinta-feira (13) apresenta uma contratação por dispensa de licitação de uma empresa de Santa Cruz do Sul – Soluções em Trânsito KM Zero – especializada em trânsito. O objetivo é realizar um estudo técnico do estaciomento rotativo pago, no valor de R$ 35,9 mil.

O procedimento prevê a prestação de serviços de engenharia de tráfego e transportes para viabilizar o estudo. “São estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental de adequação e melhorias do sistema viário”, acentua a empresa contratada em seu material de apresentação.

De acordo com a contratada, os estudos são feitos devido ao “crescimento acentuado da frota na última década”. “Com isso, a necessidade de soluções operacionais, estruturais ou educacionais no trânsito de uma cidade. É necessário garantir fluidez, acessibilidade e segurança a todos os usuários já considerando os cenários futuros”, acrescenta o material disponibilizado aos clientes.

Especificamente sobre a implantação do sistema de estacionamento rotativo, a empresa santa-cruzense – fundada em maio de 2028 – elabora estudos “que visam organizar e melhorar a taxa de rotatividade do estacionamento público”.

“Estes estudos permitem a determinação do perímetro a ser explorado pelo estacionamento, a taxa de ocupação, a quantidade de vagas operacionais, possibilitando assim verificar a viabilidade técnica e econômica para implantação deste serviço. Englobando a confecção do projeto básico e/ou executivo para implantação de estacionamento rotativo pago, onde poderá ser indicada a tecnologia adequada para o estacionamento, se por meio de parquímetro, POS (Ponto de Venda), aplicativo, smartphones, sensores de vaga, dentre outros, garantindo assim que a operacionalização do sistema seja o adequado para o Município”

trecho da apresentação dos serviços da empresa contratada

 

Nova tentativa

Na fase final do governo de Sérgio Ghignatti, um projeto similar que previa a implantação do sistema em Cachoeira do Sul foi protocolado na Câmara de Vereadores, mas acabou tendo seu andamento interrompido em meio ao debate que gerou na época.