Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Prefeito, secretário de Governo, Planejamento, médico… A agenda cheia de Ghignatti

O médico que virou prefeito. Duas vezes eleito em Cachoeira do Sul. Começa 2019 com mais uma função: secretário municipal de Coordenação e Planejamento. Ao menos é o nome de Sérgio Ghignatti que foi divulgado na página oficial da Prefeitura após o desligamento do então responsável pela pasta, Luciano Lara. Com isso, Ghignatti é o prefeito, secretário municipal de Governo e secretário municipal de Planejamento dentro da Administração Municipal, além de desempenhar as atividades de médico no seu consultório e prestar serviços em um Centro de Formação de Condutores.

A expectativa é que o chefe do Executivo Municipal defina um nome para substituir oficialmente Lara na pasta municipal. Enquanto o anúncio não ocorre, Ghignatti responde pela secretaria.

Com agenda cada vez mais cheia, Ghignatti começa 2019 com mais funções oficiais / Foto: OC

Lara declarou na sua saída que o afastamento começou com a discussão em torno do projeto de implantação do sistema de Estacionamento Rotativo em Cachoeira. Saiu da pasta de Governo. Ghignatti assumiu. Agora, ao deixar a pasta de Coordenação e Planejamento, testemunha seu antigo parceiro assumir mais uma secretaria em seu lugar.

Caso fosse desempenhar suas atividades por 6 horas diárias (8 horas às 14 horas), o prefeito-secretário de Governo-secretário de Planejamento precisaria de 18 horas diárias para contemplar cada um dos cargos, além da função de médico fora da Prefeitura. Sobraria pouco tempo para situações básicas de sua rotina. Dormir, por exemplo.

A principal justificativa para o acúmulo é o foco do prefeito em economizar com redução de gastos de dinheiro público.

Página da Prefeitura anuncia Ghignatti na nova função, após desligamento de Lara / Foto: Reprodução

Ao assumir temporariamente a secretaria de Coordenação e Planejamento, Ghignatti passa a ser responsável pelo órgão técnico incumbido do planejamento, da organização e controle municipal. Precisa agora fazer a supervisão técnica do sistema de pessoal; pesquisas dos problemas sócio-econômicos e espaciais ligados ao desenvolvimento do Município incluindo a atividade agropecuária; assessoramento ao prefeito (no caso, ele mesmo) e assistência aos órgãos administrativos municipais; montagem dos processos relacionados com planos de aplicação financeira e seus respectivos controles e prestação de contas; execução dos serviços de informação e documentos necessários às atividades de planejamento; elaboração do Plano Plurianual de Governos (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e proposta orçamentária e integrar a comissão de Plano Diretor.

Já na secretaria de Governo, o também prefeito tem a responsabilidade de organizar os serviços de audiências públicas, de preparação, registro, publicação e expedição dos atos do prefeito (cargo que é do próprio Ghignatti); manter o prefeito informado sobre os noticiários de interesse da Prefeitura (ou seja, Ghignatti precisa informar a ele mesmo sobre fatos que possam impactar a sua gestão); assessorar o prefeito em suas relações públicas, desenvolver as atividades de comunicação social e de assessoramento ao prefeito em seu planejamento governamental.

Sair da versão mobile