Prefeito em exercício de Paraíso do Sul confessa atropelamento que matou cachoeirense

Por
Prefeito em exercício de Paraíso do Sul confessa atropelamento que matou cachoeirense
POLÍCIA
23 de novembro de 2022 - arnildo e willian

Schimango (à esquerda) e a vítima Willian: Polícia dá andamento às investigações e nos próximos dias irá solicitar perícia no veículo envolvido, uma VW Saveiro branca / Fotos: Divulgação

 

O prefeito em exercício de Paraíso do Sul, Arnildo Alberto Schünemann, o Schimango, 60 anos, confessou à Polícia Civil ter sido o motorista que atropelou o cachoeirense Willian Dagmar da Silva Orquiz, de 32 anos, na noite de quinta-feira (17) na RSC-287. Natural de Cachoeira do Sul, Orquiz era operário de uma indústria de beneficiamento de grãos da região e acabou sendo colhido por uma VW Saveiro branca quando atravessava a rodovia.

O condutor da picape deixou o local sem prestar socorro à vítima. O advogado de Schimango enviou comunicado à RBS TV no qual informa que o político se envolveu no acidente. A defesa diz ainda que ele se apresentou voluntariamente à Polícia e prestou esclarecimentos. Ele teria alegado que acreditava que seria assaltado, e por isso não parou para prestar socorro. “O Sr. Arnildo Alberto Schinemann se envolveu no último dia 17 de novembro em um acidente trânsito, que infelizmente, culminou na morte de William Dagmar da Silva Orquiz. Prestou voluntariamente todos os esclarecimentos à autoridade Policial do município de Paraíso do Sul, ficando a disposição daquele Órgão para eventuais outras explicações. Lamenta o ocorrido e se solidariza com a família da vítima”, diz o comunicado da representação do vice-prefeito perante a Justiça.

A delegada titular da Delegacia da Polícia Civil de Paraíso do Sul, Carla Dolores Castro, disse em entrevista ao Diário de Santa Maria que o inquérito segue em andamento. Embora ela não confirme que o prefeito em exercício do município esteja envolvido no acidente, a autoridade policial diz que o suspeito do atropelamento teria ido presencialmente até a delegacia na manhã de sexta-feira (18), onde assumiu a autoria e prestou depoimento. O veículo foi apreendido e será encaminhado para perícia. “Até agora nós ouvimos quatro testemunhas, e estamos no aguardo das perícias que foram solicitadas, incluindo a do veículo. A Polícia Civil, desde que aconteceu este fato, vem trabalhando de forma ininterrupta para encaminhar o quanto antes o inquérito ao Judiciário”, afirmou a delegada ao Diário de Santa Maria.

A empresa Dickow Alimentos, de Agudo, postou uma nota de pesar em suas redes sociais lamentando a perda do funcionário. Conforme a indústria de beneficiamento de arroz, Willian era uma pessoa querida por todos e havia completado 10 anos de empresa dois dias antes do acidente.

A Prefeitura de Paraíso do Sul ainda não se pronunciou sobre o episódio.