Prefeito Balardin assina ordem para desassoreamento de trecho do Rio Irapuá

Por
Prefeito Balardin assina ordem para desassoreamento de trecho do Rio Irapuá
CACHOEIRA DO SUL
17 de fevereiro de 2025 - Crédito: Ass. Com.

O prefeito Leandro Balardin, acompanhado da secretária de Meio Ambiente, Pâmela Ghesla, do secretário de Desenvolvimento Rural, Cristiano Leivas, e do geólogo Jeferson Karczeski, esteve na localidade do Barro Vermelho, onde será realizada ação de desassoreamento de trecho do Rio Irapuá.

Conforme explica Jeferson, uma Portaria do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado trata da dispensa de outorga de autorização geral para atividade de desassoreamento, permitindo que município faça o trabalho em rios que tenham danos relacionados a enchentes e cheias.

 

 

No caso do Rio Irapuá, o desassoreamento é imprescindível pois as cheias e enchentes acumularam grande quantidade de material, criando uma barreira de sedimento que já está estrangulando o rio. Caso o rio não passe pelo processo de desassoreamento, novas inundações podem ocorrer em caso de chuvas volumosas, provocando erosão de encostas e prejuízo a propriedades próximas. “O desassoreamento faz o rio cumprir o seu curso natural, diminuindo a ocorrência de alagamento e inundações”, explica Jeferson.

Balardin disse ainda que o material retirado do rio será usado em obras viárias, como no conserto de estradas.
A licença para desassoreamento estava vencida desde agosto do ano passado.