As negociações de arroz em casca no Rio Grande do Sul continuam paralisadas, com preços atingindo os níveis mais baixos desde maio, período marcado por inundações no Estado. A pressão vem do aumento da oferta, segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Pesquisadores do Cepea apontam que a intensificação das ofertas por parte dos vendedores é motivada pelo temor de desvalorizações ainda maiores, especialmente às vésperas da colheita da safra 2024/2025. Contudo, os compradores mantêm cautela, restringindo-se a compras pontuais para reposição de estoques. De acordo com números do próprio Cepea, o saco de 50 quilos de arroz em casca tipo 1 (58% de grãos inteiros) fechou em R$ 103,66 nesta quinta-feira (28).
Oferta de arroz beneficiado no mercado está reduzida
Outro elemento que reforça o ritmo lento das transações é a oferta reduzida de arroz beneficiado no mercado, limitando o interesse por novas aquisições. Apesar disso, há tentativas de revenda dos lotes comprados anteriormente a preços superiores aos atuais, sem sucesso em estimular o mercado.
Especialistas acreditam que a pressão sobre os preços deve persistir até que a relação entre oferta e demanda volte a apresentar sinais de equilíbrio, o que pode ocorrer com a chegada da nova safra 2024/2025.
Com informações do Cepea.
CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL