19.5 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 13 abril, 2021 - 22:25
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Pré-triagem agiliza direcionamento de pacientes na UPA

 

Tenda de apoio está instalada na área da UPA: Fotos: Prefeitura

A segunda tenda para as demandas da Covid-19 que a Secretaria Municipal da Saúde, de Cachoeira do Sul, instalou junto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) iniciou suas atividades na manhã desta sexta-feira (05/03). A tenda de apoio funcionará diariamente das 10h às 22h. 

A proposta da secretária interina, Denise Caspani, é oferecer suporte ao Centro de Triagem da UPA e desafogar estrutura existente para as consultas de real urgência pelo contágio do coronavírus.

Segundo Denise, diante do avanço do volume de casos e das internações pela doença, foi necessário montar um espaço extra para receber os pacientes com sintomas mais leves da doença como os positivados pela rede privada de saúde que procuram orientações, bem como um local para selecionar as demandas identificadas e encaminhá-las, devidamente, à rede de atenção básica, através dos postos de saúde.

A determinação da secretária é o acolhimento dos usuários, independente da classificação de risco de suas queixas ou diagnósticos. “Por isso optamos por instalar essa unidade de apoio junto da UPA e absorvermos aquela demanda que eles não têm condições de abraçar neste momento de crise”, salientou Denise Caspani.

ATENÇÃO

Por volta das 15h desta sexta, a procura por atendimentos era baixa no Centro de Triagem que, além da equipe médica da UPA, passou a contar com um mutirão de colaboradores direcionado pela rede pública (SUS), Exército Brasileiro, Defesa Civil e voluntários.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região