Prazo para regularizar o título de eleitor termina em 4 de maio

Por 26 de abril de 2022

Procedimento de renovação pode ser feito por meio da plataforma JE Digital / Foto: EBC

 

Termina no próximo dia 4 de maio o prazo para solicitar a primeira via do título de eleitor, transferir o domicílio ou regularizar a situação eleitoral em tempo de votar nas eleições de outubro. A data é prevista na Lei das Eleições, que estabelece o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada pleito.

A recomendação é não deixar para a última hora. O procedimento é simples, rápido e deve ser feito por meio da plataforma JE Digital (jedigital.tre-rs.jus.br). Casos excepcionais, como eleitores que não possuem acesso à internet, poderão ser atendidos presencialmente, mediante agendamento prévio, pelo JE Digital ou pelo número telefônico 148.

Uma novidade deste ano é a possibilidade de imprimir o título de eleitor: é possível baixá-lo em formato PDF diretamente na internet. Além disso, a versão digital encontra-se disponível no aplicativo e-Título, com a funcionalidade do QR Code para validação de documentos.

A coleta biométrica permanece suspensa, como medida de prevenção à Covid-19. Assim, quem ainda não tirou a fotografia, nem coletou as digitais, deve aguardar a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cobrança de multa, causada pela ausência no pleito de 2020, também está suspensa.

Dessa forma, não há necessidade de emissão de guia de multa ou comparecimento para justificativa.