Praia Nova tem salva-vidas de quarta a domingo

Por
Praia Nova tem salva-vidas de quarta a domingo
CACHOEIRA DO SUL
13 de janeiro de 2023 - 759fc903-08ad-422d-a702-46f64a971833

A Praia Nova contará a partir de agora com salva-vidas de quarta-feira a domingo, das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 19 horas.

Lorenzo Branco e Henrique Damati, ambos de 18 anos e naturais da cidade de Rio Grande, foram os dois profissionais (salva-vidas civis) preparados pelo Corpo de Bombeiros para atuar nos cuidados dos veranistas.

O local também já conta com as demarcações dos limites da água, que visa evitar que banhistas ultrapassem os limites do Rio Jacuí nestes pontos, devido risco de acidentes. Os salva-vidas alertam a população com relação ao respeito à sinalização e ainda ao utilizar o Rio Jacuí para banho ou atividades de lazer e esportes náuticos.

O soldado Alex Maciel Braseiro, responsável pela 6ª Operação Verão em Cachoeira do Sul, salienta que os visitantes do local devem evitar atravessar o rio, e alerta que, nas proximidades da balsa, a profundidade do rio é muito grande, além disso, a correnteza do rio é forte e pode levar a uma tragédia no percurso.

De acordo com as regras do balneário, é proibido a movimentação de veículos na área de areia. Também é importante evitar de deixar lixo no local, mantendo a limpeza geral do ambiente, consequentemente tornando o local agradável a todos que frequentam o principal balneário público de Cachoeira do Sul.

Horário adequado para banho

Já em relação ao sol, o melhor horário para tomar sol é antes das 10 horas ou após as 16 horas, mesmo com protetor solar. Esses horários são os mais recomendados, pois são aqueles que o sol é mais brando e menos prejudicial à pele. Das 10 horas às 16 horas, a maior incidência de raios UVB faz com que esses raios atinjam a pele com maior intensidade, sendo prejudicial.

Importante

Os salva-vidas recomendam que as crianças sempre fiquem a no máximo 1 metro e meio dos adultos e sempre supervisionados.

DICAS DE CONTRA AFOGAMENTOS ÁGUA DOCE

Segundo o Corpo de Bombeiros, 70% das mortes por afogamento ocorrem em rios e represas, por estes e outros motivos, a orientação é de que os veranistas devem procurar locais com a presença de guarda-vidas para banharem-se, pois lá, profissionais preparados poderão passar informações dos melhores locais para banho, além de atuar de forma preventiva e, em caso de necessidade, estará no local para efetuar o salvamento.

VEJA COMO É GRAVE ESTA SITUAÇÃO

MAIS DE 90% DAS MORTES POR AFOGAMENTO OCORREM POR:

– Ignorar os riscos.

– Não respeitar os limites pessoais.

– Desconhecimento de como agir.

Fique atento a essas dicas:

– Não entre em rios de corredeira ou dia de chuva.

– Entre na água até o máximo da altura dos joelhos.

– Procure banhar-se em balneários que possuam o serviço de guarda-vidas

– Utilize sempre o colete salva vidas, pois colchões infláveis, câmaras de pneu, boias não tem segurança, podendo furar ou até mesmo a pessoa cair de cima e não conseguir voltar.

– Jamais entre na água de cabeça (ponta, biquinho…).

– Caso você caia em um buraco, ou seja, arrastado pela correnteza, tente manter a calma e acenar por socorro, nunca nade contra a correnteza.

– Caso visualize alguém em situação de afogamento não entre na água, forneça algum objeto flutuante e chame socorro imediatamente.

Fonte: 6ª Operação Verão