Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Praça José Bonifácio: cartão postal à beira do abandono

A Praça José Bonifácio, um dos cartões postais de Cachoeira do Sul, virou sinônimo de abandono. Neste atual governo, até houve uma tentativa de revitalização, mas o que se vê hoje é uma área de lazer sem atenção. Calçadas esburacadas, prédios pichados, canalização entupida, iluminação precária, banheiro interditado e pracinha das crianças abandonada.
É bem verdade, que o vandalismo tem participação no contexto da Praça José Bonifácio. Não é de agora, que o cartão postal da cidade, sofre com o ataque, principalmente, à noite e, por isto, o que se nota é depredação por todo lado.
A história da Praça José Bonifácio tem um registro, que está na memória de alguns cachoeirenses. Trata-se do saudoso Mercado Público, uma construção no centro da Praça. Ele ocupou por várias décadas a área central e, por isto, chegou a ser chamada de Praça do Mercado. Um dia, alguém decidiu pelo fim do Mercado Público.

Quiosque abandonado é alvo do vandalismo

UM RAIO X DA PRAÇA JOSÉ BONIFÁCIO
Na praça hoje existem três edificações que representam a inexistência de um crongrama do poder públco para melhorias e conservação:
– Prédio do antigo Bar América, fechado há anos e alvo dos vândalos. No local já funcionou um posto da Brigada Militar, distribuição de donativos da campanha do agasalho e era para ser uma extensão da Casa de Cultura. Está esquecido.
– Prédio da Fonte das Águas Dançantes, que no ano passado recebeu pintura e consertos na rede elétrica, mas sofre com a falta de manutenção constante. Abriga também funciona a Casa do Artesão, constante alvo do vandalismo.
– No centro da Praça José Bonifácio, dois quiosques chamam atenção. Um deles está ocupado e serve lanches e bebidas. Ao lado, um outro que está sem portas e janelas  virou ponto de encontro à noite. O cheiro insuportável desvia os pedestres do local.
– Passeio público. A Praça ainda tem calçadas sem pavimentação. Uma delas acessa ao pergolado, que também está preocupante. Os pedestres precisam caminhar por um passeio tomado pela grama e, quando chove, o barro.
– Em frente da Praça, na Rua Sete de Setembro, uma calçada entre as ruras Sílvio Scopel e Milan Krás é o retrato do abandono. Toda a área ao redor e atrás dos bancos não tem lajota. Terra, barro, vegetação, uma imagem desagradável no centro da cidade, afora as condições dos bancos constantemente ocupados. A sujeira ao redor é inacreditável.
– A Praça tem dois banheiros. Um, localzado atrás da quadra de esportes, foi interditado. Neste caso, o vandalismo fez tudo no local. O outro, situadao próximo ao ponto de táxi da Rua Andrade Neves, está liberado.
– A academia ao ar livre, localizada no centro da Praça, atrai poucas pessoas. Acontece que o piso, que era para ser de concreto, agora está tomado pela terra. Quando não chove, muita terra. Quando chove, muito barro.
– A pracinha das ciranças necessita de mais atenção. Brinquedos precisam ser revitalizados, além do cercamento e, o piso de grama e terra, assusta as famílias.

Floreiras ao redor da Praça, uma nova imagem

PONTOS QUE MERECEM DESTAQUE
Se há pontos negativos na Praça José Bonifácio, é preciso destacar ações positivas. Uma delas parte dos taxistas do ponto localizado na Rua Andrade Neves. Eles cuidam do espaço. Limpam canteiros, plantam folhagens, se preocupam com a situação das árvores ao redor e, às vezes, são cobrados pela limpeza do banheiro público, das proximidades.
Também a quadra esportiva merece se destacada. Revitalizada no governo passado, o local aos finais de tarde aos fins de semana, recebe jovens para a prática do futsal ou basquete. Foram anos de espera, mas agora é um ponto positivo.
O antigo Bar América destoa pela sua precariedade, em frente à Rua Sete de Setembro, mas a área ao seu redor chama atenção. Voltada para para as crianças, o local aos finais de semana é ponto de encontro das famílias.
A ideia de instalar floreiras nos cruzamentos ao redor da Praça José Bonifácio, também foi uma ideia significativa. Elas trouxeram mais humanização à área de lazer e, algumas delas, foram adotadas por empresários. Certamente, um ponto muito positivo.
A Praça também tem uma pista de skate. O local atrai crianças, jovens e adultos. Foi revitalizada, o que deu uma nova imagem para a área e tem sido ponto de competições.

Sair da versão mobile