Presidente da Câmara sugere reativação do Plantão do SUS

Por 15 de maio de 2022

A sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira contará com uma indicação de autoria do presidente do Poder Legislativo, Nelson Azevedo, sugerindo que a Prefeitura realize estudo para a reativação do antigo plantão do Sistema Único de Saúde. “O plantão do SUS, que desafogava o atendimento no HCB – Hospital de Caridade e Beneficência, tem causado transtornos de toda ordem, obrigando os moradores da parte baixa da cidade a percorrer distâncias enormes para atendimento na UPA Zona Norte – Unidade de Pronto Antendiento, superlotando a unidade de Saúde”, justifica Azevedo.

Já o vereador Magaiver Dias apresentou uma indicação para a Secretaria Municipal de Saúde realizar um processo de contratação emergencial de médicos com objetivo de prestar o serviço de atendimento junto à UPA de Cachoeira do Sul, “a fim de trazer agilidade no atendimento dos pacientes”.

Além da Saúde, a pauta envolvendo o trânsito na cidade estará em destaque na sessão do Pode Legislativo.  Uma indicação do vereador Alex da Farmácia é destinada para a Secretaria Municipal de Planejamento sugerindo um estudo sobre a possibilidade de uma rotatória na Avenida Brasil, esquina com a Avenida dos Imigrantes, no Bairro Marina.

O vereador Antonio da Saúde solicitou via outra indicação ao secretário de Obras que encaminhe ao setor do Trânsito o pedido de um estudo técnico para avaliar a viabilidade de colocar uma placa de estacionamento para deficientes na Rua David Barcelos, 512, no Centro. O parlamentar ainda pede para a Corsan realizar o reparo de vazamento em via pública, situado na esquina entre as ruas Alarico Ribeiro e Dona Otília.

Azevedo da Susepe apresentou uma indicação ao Poder Executivo para realizar um estudo buscando a reativação da Fontes das Águas Dançantes, “um dos maiores cartões postais da cidade, atualmente desativado”.

Ainda para a pauta da sessão, o líder do governo na Câmara, Augusto Cesar, solicitou que o Projeto de Lei Ordinária, número 31/2022, de autoria do Executivo Municipal – sobre a instituição do Programa de Recuperação de Créditos, seja apreciado e votado em regime de urgência. O programa engloba a regularização de créditos ao devedor – pessoa física ou jurídica, em dívida ativa ou ajuizada, com débitos de natureza tributária ou não em Cachoeira do Sul.

A Câmara iniciará sua sessão desta segunda-feira às 14 horas.