Postos de saúde e drive vacinam contra a Covid na sexta

Por 28 de julho de 2021

A Secretaria Municipal da Saúde reinicia na manhã de sexta-feira a vacinação contra a Covid-19 em primeira dose para pessoas com 32 anos ou mais. A retomada será possível com o anúncio da entrega, pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, de mais 1.758 doses do imunizante ao município na tarde desta quinta-feira, sendo 888 delas destinadas às primeiras aplicações. Tendo em vista o número mais reduzido de vacinas, que permitiu a redução de apenas um ano na faixa etária da imunização (na última etapa eram vacinadas pessoas a partir dos 33 anos), o volume deste lote também acabou restringindo os pontos de vacina. “Do total de doses que temos para chamar quem ainda não se vacinou, 328 são do laboratório Pfizer, que não podemos deslocar das salas de vacina”, explicou o secretário da saúde, Marcelo Figueiró.

Por esta razão, a pasta optou por manter a estratégia de vacina no carro, o Drive Thru na Fenarroz (onde haverá somente 1ª doses), das 8h às 12h, dividindo o restante do estoque entre as três maiores unidades sanitárias: US1/INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina. Nesta etapa, por não ter conseguido uma confirmação de horário para entrega da remessa em Porto Alegre, havendo inclusive a possibilidade de atraso para chegada dos imunizantes ao município, a Secretaria da Saúde optou por reiniciar a campanha na manhã seguinte.

PRÓXIMA RODADA DA VACINAÇÃO COVID-19
30/07 – SEXTA-FEIRA
32 anos ou mais

Drive Thru – Pavilhão da Fenarroz (exclusivo para veículos)
8h às 12h
SOMENTE 1ª DOSE

US1/INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina
Horário de expediente
1ª e 2ª DOSES

Atenção:
US1/Prédio do INSS – Único ponto de vacinação de 1ª dose de adolescentes (12 a 17 anos) com comorbidades; e de gestantes e puérperas que fizeram a primeira aplicação AstraZeneca e foram orientadas a receberem a 2ª dose da Pfizer.

Gestantes, puérperas e lactantes em suas 1ª doses podem receber imunizantes dos laboratórios Coronavac e Pfizer e, portanto, poderão recorrer aos demais pontos de imunização desta sexta-feira.