19.2 C
Cachoeira do Sul
segunda-feira, 26 outubro, 2020 - 06:21
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • DESTAQUES
  • Porto Alegre tem primeiro caso de transmissão local de Covid-19

Porto Alegre tem primeiro caso de transmissão local de Covid-19

Caso de transmissão local do Coronavírus aumenta situação de alerta em Porto Alegre / Foto: Brayan Martins/Prefeitura de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou na manhã desta quarta-feira (18) que a cidade registrou o primeiro caso de transmissão local da Covid-19, doença provocada pelo novo Coronavírus. O anúncio foi feito pelo secretário da Saúde da Capital, Pablo Stürmer.

A transmissão local ocorre quando um paciente contaminado que esteve no exterior transmite o vírus para outra pessoa, sendo possível identificar a origem da infecção. Até então, Porto Alegre tinha somente casos importados. O de transmissão local é de uma mulher que esteve em contato com outra mulher que havia voltado recentemente de São Paulo. As duas residem na Capital gaúcha.

O primeiro caso confirmado de Covid-19 na Capital foi constatado há uma semana. Até o momento, são 16 casos confirmados na Capital. O prefeito Nelson Marchezan Júnior publicou um decreto que restringe a abertura de bares, teatros, cinemas, academias, clubes e lojas que funcionam em shoppings. Em coletiva, Marchezan avisou que as restrições vão aumentar “a cada hora, a cada dia, a cada semana”.

 

RAIO-X DOS 16 CASOS DE COVID-19 EM PORTO ALEGRE:

  • 10 contraíram no Exterior
  • 3 por contato interestadual (estiveram em São Paulo)
  • Um é de pessoa que não viajou: uma mulher de 53 anos que teve contato com um colega que contraiu o vírus em São Paulo
  • Um caso com histórico de contágio em convenção em Bento Gonçalves – circulou por Porto Alegre.
  • Um caso em estudo: pessoa viajou ao Exterior, mas desenvolveu os sintomas apenas 21 dias depois (tempo de incubação maior do que o previsto)
Advertisement
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região