Por determinação da Justiça Federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) dará andamento à instalação de cerca de 1.140 radares eletrônicos nas rodovias federais. Em Cachoeira do Sul, estão previstos quatro radares BR-153. Dois deles, na área urbana (Avenida dos Imigrantes no cruzamento com a Rua Cândida Fortes Brandão) e mais dois na 153, na Volta da Charqueada.
O Dnit salienta que os radares têm o objetivo de efetuar o controle de velocidade em faixas de tráfego com criticidade ‘média’, ‘alta’ e ‘muito alta’, os quais foram identificados em estudos realizados ainda em 2016.
O acordo judicial é fruto de extensa negociação e foi construído consensualmente pelo Ministério da Infraestrutura, Dnit e Ministério Público Federal, o que permitiu uma redução do quantitativo de radares, contemplando a instalação de equipamentos nos pontos mais sensíveis, prioritariamente em áreas urbanas. A implantação das faixas estabelecida no acordo busca também coerência com a disponibilidade orçamentária do Dnit para tal finalidade.
Em função do acordo, a partir de diretrizes atualizadas a serem estabelecidas pelos técnicos do Ministério da Infraestrutura, será realizado novo estudo para redimensionar a quantidade de radares, priorizando os trechos efetivamente necessários e considerando o caráter educativo dos equipamentos.