Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Porteira Sete: após 11 dias, ponte do São Nicolau dá passagem

Estrada da Porteira Sete: ponte sobre o Arroio São Nicolau começou a dar passagem para veículos / Foto e vídeo: Pinto Kochenborger/Divulgação

Estrada da Porteira Sete: ponte sobre o Arroio São Nicolau começou a dar passagem para veículos / Foto e vídeo: Pinto Kochenborger/Divulgação

O Arroio São Nicolau, na localidade de Porteira Sete, no interior de Cachoeira do Sul, baixou o nível das águas nos últimos dias e nesta sexta-feira (22) começou a dar passagem para moradores e produtores rurais da região. O trecho ficou inundado durante 11 dias, o que impediu veículos de passarem pelo local e levou motoristas a usarem rotas alternativas, como a Estrada do Chimarrão.

De acordo com o produtor rural Ademar Kochenborger, o Pinto, a estrada estava sem acesso desde 11 de setembro. Nesta sexta-feira, as águas do rio estavam próximo à parte inferior da ponte, a uma distância de cerca de 30 centímetros. No entanto, com as chuvas ao longo do dia não se descarta que as águas subam novamente.

A enchente do Rio Jacuí elevou também as águas dos afluentes. O alto volume de chuva dos últimos dias isolou comunidades rurais, desabrigou e desalojou famílias ribeirinhas da zona urbana, suspendeu aulas em escolas do interior e deve atrasar o plantio da safra de verão 2023/2024. A Defesa Civil vem monitorando as áreas mais críticas do município.

LOCALIDADE DA PORTEIRA SETE TAMBÉM FOI AFETADA PELA CHEIA DOS RIOS IRUÍ E PIQUIRI

Além dos problemas com acesso pela estrada principal em razão da alta no nível do Arroio São Nicolau, a localidade de Porteira Sete também vem sofrendo com a alta do nível dos rios Iruí e Piquiri, cujas águas avançaram em áreas de várzea e vêm impedindo os produtores de semearem as lavouras de arroz. Além do atraso no plantio, danos estruturais em sistemas e canais de irrigação, cercas e entaipamentos deverão prejudicar ainda mais o início dos trabalhos do ciclo produtivo de grãos.

No começo da semana, uma queda violenta de granizo também causou danos em casas e galpões na Porteira Sete.

ASSISTA A UM VÍDEO DA ESTRADA DA PORTEIRA SETE NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA:

 

Sair da versão mobile