Ponte do Fandango: superintendente do Dnit detalha cronograma de obra

26 de fevereiro de 2025 - Crédito: Ass. Com.

Após a confirmação de que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve custear o transporte por balsa durante o período de obras na Ponte do Fandango, o foco passa a ser no cronograma de trabalhos. O superintendente do órgão, Hiratan Pinheiro da Silva, foi entrevistado no programa Conexão 99 – da Rádio Vale FM 99.1 -, na tarde desta quarta-feira (26), abordando a questão:

 

 

A interrupção total do trânsito na Ponte do Fandango deve ocorrer por um período de cinco meses, entre setembro de 2025 e janeiro de 2026, conforme o cronograma da obra. A medida é necessária para as etapas de demolição completa dos vãos de acesso, montagem dos elementos pré-moldados dos vãos, elevação das treliças e montagem da passarela metálica. As obras iniciaram na primeira semana de novembro de 2024 e têm previsão de conclusão para abril de 2026, totalizando 18 meses de trabalho.

Inicialmente, a obra na Ponte do Fandango era destinada à restauração e adequação do trem tipo dos viadutos. No entanto, após a enchente de maio, quando o nível do Rio Jacuí ultrapassou a altura do tabuleiro, constatou-se a necessidade de elevação da ponte para garantir sua segurança em eventos extremos. Por esse motivo, decidiu-se elevar a ponte metálica central em 3,10 metros, garantindo a segurança estrutural. Além disso, é necessário reforçar os pilares e verificar as fundações.

 

Balsa

Em atenção a pedido do deputado estadual Cláudio Tatsch e do prefeito Leandro Balardin, o superintendente regional anunciou, em reunião com os dois, o subsídio da travessia de veículos por balsa no Rio Jacuí.

A balsa grátis será disponibilizada durante o período de interdição da estrutura.