A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/RS) deve liberar o trânsito na Ponte do Fandango, na BR-153, sobre o Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, na próxima quarta-feira (05). A informação foi confirmada pela Unidade do Dnit Santa Maria, que deve realizar uma vistoria no local na próxima segunda-feira (03) para verificar a conclusão dos serviços reforma da ponte, inciados em janeiro deste ano.
O Dnit investiu R$ 8,2 milhões em melhorias que englobam reforço da estrutura metálica do vão central, alargamento para a travessia de pedestres, construção barreiras de segurança modelo New Jersey, e iluminação. A ponte, que foi inaugurada em 1961, faz a ligação entre a cidade e a BR-290, sendo um dos principais acessos ao município de Cachoeira do Sul.
Desde o dia 6 de outubro, a Ponte do Fandango está em meia pista. O controle de passagem de veículos é feito por dois semáforos. O tempo de espera de cada lado da ponte é de 10 minutos. Nesta sexta-feira (30), a empresa Trena, de Minas Gerais, contratada para obra ultimava os detalhes de limpeza de material de construção e pintura da estrutura metálica.
A travessia de pedestres ganhou um espaço especial. Com grades e na cor amarela, a passagem dará segurança às pessoas. Já o leito da ponte, com extensão de 110 metros, recebeu nova base com concreto o que permitirá nova capacidade.
Durante o período de reforma da ponte, que ficou interrompida entre 6 de julho e 6 de outubro, a chegada e saída de Cachoeira do Sul aconteceu por meio de balsa no Rio Jacuí, entre a Praia Nova e a Rua Moron. Também havia rotas alternativas pela BR-153, RSC-287, BR-471 e BR-290.