Crédito: Ass. Com.
A prefeita em exercício, Angela Schuh, recebeu na manhã desta terça-feira, empresários e representantes de entidades para tratar da liberação da passagem de caminhões de pequeno porte na Ponte do Fandango para a safra de 2022. Conforme informações do Instituto Rio Grandense do Arroz, 70% das lavouras de arroz de Cachoeira do Sul estão na região sul do Município, necessitando realizar a travessia pela Ponte, ou pela balsa, para escoar a produção. As dificuldades em entregar a produção nas indústrias de Cachoeira do Sul poderão fazer com que os produtores vendam o arroz para municípios vizinhos.
A liberação da ponte para caminhões de pequeno porte será solicitada pela Prefeitura ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, órgão responsável pela fiscalização do local. O Município também estuda disponibilizar os agentes de trânsito para organizar o fluxo dos caminhões. O documento que será enviado ao Dnit será assinado por entidades como a Cacisc, CDL, Sindilojas, Sindicato Rural, entre outras.
Indústrias e produtores têm pressa na definição pois a produção deve estar pronta para ser colhida no início de fevereiro. Participaram da reunião os secretários Léo Zahn e Hélio Garcia Junior, a presidente da Cacisc, Maria Luísa Bonini, o presidente do Sindilojas, Antônio Trevisan, e os representantes de indústrias Gláucia Moraes e Paulo Treichel.