Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Ponte do Fandango está debaixo d’água

Ponte do Fandango submersa: situação jamais vista na história reforça preocupação quanto à elevação do Jacuí / Foto: Divulgação

Ponte do Fandango submersa: situação jamais vista na história reforça preocupação quanto à elevação do Jacuí / Foto: Divulgação

O avanço das águas do Rio Jacuí nas últimas horas deixou o tabuleiro da Ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul, debaixo d’água. Imagens divulgadas nas últimas horas dão dimensão do quanto a enchente se agravou, numa situação inimaginável para os cachoeirenses.

Medição feita pela Jacuhy Ambiental às 7h45min desta sexta-feira (3) revela que o nível do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul está praticamente 1,70 metro acima da marca atingida na enchente de 1941, a maior da história até então registrada. Técnicos da empresa, que vem fazendo as medições desde esta quinta (2) a pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, constataram que as águas chegaram a 28,20 metros, ou seja, 10,20 metros acima do normal.

PONTE DO FANDANGO FOI DIMENSIONADA COM BASE NA ENCHENTE DE 41

A BR-153 está com trechos submersos nas regiões dos banhados Nossa Senhora de Fátima e Castagnino. A rodovia e a própria Ponte do Fandango foram construídas em meados do século passado, com base no patamar da enchente de 1941. Como a enchente de 2024 está 1,70 metro acima da de 1941, a rodovia acabou sendo atingida pelas águas.

Sair da versão mobile