Ponte do Castagnino: bloqueio altera aulas e atendimento de saúde

Por
Ponte do Castagnino: bloqueio altera aulas e atendimento de saúde
CACHOEIRA DO SUL
18 de junho de 2024 - este é melhor 22

Trabalho preventivo na cabeceira da ponte deve se estender atá as 17h desta terça-feira, segundo o Dnit. Foto: Divulgação.

A interrupção do tráfego no KM 408,5, na BR-153 em Cachoeira do Sul, nesta terça-feira (18) das 8h às 17h, para serviços de recuperação da ponte de concreto, sobre o Banhado Castagnino, altera o atendimento de serviço de saúde na região, aulas da rede municipal em cinco escolas, além da saída e chegada à cidade. A obra, realizada por uma empresa terceirizada do Dnit, trabalha para dar nova sustentação à cabeceira da ponte, que foi atingida pela enchente do Rio Jacuí.

Na manhã desta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota sobre os atendimentos de saúde na região da Mineração, Piquiri e Vila Vargas. Segundo a Saúde, devido a esta situação, “fica impedido o deslocamento das equipes de saúde rural (da Volante Sul e da ESF Piquiri) para os atendimentos nesta terça-feira nas comunidades do interior. As unidades entrarão em contato com os pacientes para remarcação das consultas que estavam anteriormente previstas”

Já a Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas nas escolas Emília Vieira da Cunha, Pio XII, Medianeira, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora de Fátima serão retomadas nesta quarta-feira (19).

TRÂNSITO NO SISTEMA PARE/SIGA

O trânsito na BR-153 em Cachoeira do Sul está em meia pista e no sistema pare/siga, inclusive, a passagem pela Ponte do Fandango. O acostamento e um trecho da rodovia na região da várzea do Castagnino e Fátima foram seriamente danificados pela força da água no mês de maio. A cidade chegou a ficar sem saída para a BR-290.

No entanto, no dia 14 de maio, o Dnit após a ação de uma força-tarefa realizou uma obra emergencial no trecho da BR-153, proximidades da Ponte do Fandango. Nesta segunda-feira (18), equipes da empresa contratada pelo Dnit trabalharam na recuperação das laterais da BR-153 com o reforço de base utilizando brita e pedras.