Após retirada de parafusos, estrutura metálica tombou no interior do município de Vale Verde / Foto: Divulgação
A Polícia Civil de Vale Verde instaurou inquérito para investigar a queda de uma torre de energia ocorrida no último sábado (28). O incidente aconteceu por volta das 16h. O ponto onde aconteceu o corte da linha de transmissão fica na localidade de Cerro do Chileno, no interior do município.
Com a queda da torre, cerca de 6 mil consumidores ficaram sem energia nos municípios de Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara e Rio Pardo. Segundo nota oficial divulgada pela Prefeitura de Vale Verde, técnicos da cooperativa Certaja, responsável pela rede danificada, estiveram no local onde a torre caiu e constataram a retirada de 20 parafusos que fixavam a base da estrutura metálica a um bloco de concreto.
A torre acabou caindo com a força do vento. Outras estruturas próximas também ficaram danificadas. Inaugurada em outubro, a linha de transmissão de 69 mil volts abastece seis cidades do Vale do Rio Pardo. No total, foram investidos R$ 26,7 milhões na construção de uma subestação de Vale Verde e em 84 torres distribuídas por 25 quilômetros.
SABOTAGENS PELO PAÍS
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) investiga pelo menos 11 ataques que derrubaram quatro torres de energia elétrica pelo país desde os ataques de grupos extremistas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, ocorridos em 8 de janeiro. Desde então, o órgão tem mantido contato permanente com o Ministério de Minas e Energia (MME) e tem trabalhado integrado com órgãos de segurança pública na investigação desses ataques.