A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (31), a Operação Caça Mobile, que reprime a importação ilegal de mercadorias estrangeiras, praticada no contexto de associação criminosa. A ação mobilizou 60 policiais federais e oito servidores da Receita Federal para o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Santa Maria, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, São Borja, Uruguaiana, Giruá e São José/SC.
Em Cachoeira do Sul, o alvo da operação foi uma loja de celulares e acessórios situada na Rua Júlio de Castilhos, no Centro. No local, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão, recolheram mercadorias e outros objetos da direção do estabelecimento.
A decisão é da Justiça Federal de Santana do Livramento, que determinou, no âmbito de todo o contexto da investigação, o sequestro de 20 veículos e dois imóveis, ambos no estado de Santa Catarina. Em Cachoeira, a ação se resumiu apenas ao cumprimento do mandado de busca e apreensão.
INVESTIGAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL TEVE INÍCIO EM 2022
A investigação da Polícia Federal teve início em dezembro de 2022, quando um homem foi preso em flagrante na posse de 11 aparelhos celulares de origem estrangeira, internalizados clandestinamente no país, dentro do estepe de um veículo.
A partir deste fato, foram realizadas uma série de diligências que identificaram lojas físicas e virtuais que comercializam aparelhos telefônicos novos e usados, introduzidos no país de forma ilícita.
Por ocasião da operação uma pessoa foi presa em flagrante pelo delito de descaminho e foram apreendidos mais de 400 celulares e demais aparelhos eletrônicos. Além das buscas, foram conduzidos interrogatórios dos principais investigados, implementadas medidas cautelares diversas da prisão e realizada a constrição de bens para futuro ressarcimento ao erário.