Crédito: PC
Uma operação interestadual da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul, sob comando do delegado Luciano Righês Pereira, combate um esquema de um grupo criminoso que lucrou o estimado em cerca de R$ 1,5 milhão. A organização, segundo a Polícia, era responsável por aplicar golpes com a compra de caminhões no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Houve o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em Caxias do Sul e Flores da Cunha. Seis veículos foram recolhidos junto com outros objetos de procedência ilícita.
Os golpistas monitoravam sites de anúncios de veículos e procediam a negociação com as vítimas, simulando depósitos em conta corrente, mas usando envelopes vazios em terminais de autoatendimento. Acreditando na movimentação, as vítimas realizavam a transferência de seus caminhões para os estelionatários.
Os veículos eram levados à Serra, onde eram revendidos. Com os lucros dos crimes, os suspeitos adquiriam bens em seus nomes. A Polícia já registrou golpes em Caxias do Sul, Ijuí, Barra do Ribeiro, São Bento do Sul, Bento Gonçalves, Butiá, Giruá, Santana do Livramento, Sananduva, Guaporé, Santa Maria e Boqueirão do Leão, além das cidades catarinenses de São Domingos, Rio do Sul Lages, Benedito Novo, Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú.
Foram cerca de sete meses de investigação.