Plano Safra: Governo Lula suspende novos financiamentos

21 de fevereiro de 2025 - Crédito: Agência Brasil

O Governo Federal confirmou a decisão do Tesouro Nacional em suspender novas contratações de financiamentos subvencionados pelo Plano Safra 2024/25. A medida, que passa a valer a partir desta sexta-feira (21). Seguno nota, operações de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) não são afetadas.

De acordo com ofício enviado às 25 instituições financeiras operadoras do crédito subsidiado, a decisão leva em conta principalmente o aumento na taxa básica de juros.

Uma das integrantes do Movimento SOS Agro RS, Renata Bitencourt, participou do Vale Informação – da Rádio Vale FM 99.1 -, na manhã desta sexta-feira (21), tratando do assunto:

 

 

Na semana passada, o subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, sinalizou que o governo poderia realocar saldos de recursos de linhas equalizadas do Plano Safra atual para linhas de financiamento do Pronaf.