Plano Diretor: crítica ao Ministério Público marca audiência pública

Por 10 de julho de 2021

A audiência pública do Plano Diretor foi realizada na tarde deste sábado, no auditório da Ulbra. A equipe responsável pela revisão realizou uma retrospectiva do trabalho e apresentou um diagnóstico dos dados levantados até agora. Novos debates devem ser realizados nas etapas seguintes de elaboração. Os trabalhos são conduzidos pela Vinícius Ribeiro Arquitetura, de Caxias do Sul. A empresa é responsável por desenvolver um conjunto de estratégias e atividades de comunicação, mobilização, capacitação e participação comunitária ligadas ao tema da revisão do plano diretor, visando a participação e engajamento da população no processo, conforme prevê o Estatuto das Cidades.

Ao fim das atividades desta tarde, o proprietário do empreendimento,Vinícius de Tomasi Ribeiro, teceu críticas ao Ministério Público e teve suas colocações aplaudidas pelo público presente. “Infelizmente não está aqui. O Ministério Público é rápido para criticar. É ágil para cobrar. Mas não se faz presente naquilo que é de responsabilidade dele, inclusive legal, de acompanhar a elaboração do Plano Diretor”, disparou Ribeiro sob os aplausos da plateia. “Não se acompanha Plano Diretor mandando ofício para entidades, Câmara de Vereadores e Prefeitura”, completou o arquiteto e urbanista. Na sequência, Ribeiro ainda solicitou maior participação do Poder Legislativo Municipal.

Com transmissão ao vivo na fanpage do Portal OCorreio, o evento contou com a mesa de autoridades, incluindo a vice-prefeita Angela Schuh.

Os participantes foram divididos em cinco grupos: Aspectos Físico-ambientais; Aspectos de Infraestrutura; Aspectos de Malha Fundiária; Aspectos Legais; e Aspectos Histórico-culturais.

Cada grupo teve um coordenador e um relator e apresentou, ao final da discussão, as propostas dentro do aspecto debatido.

A última atualização do Plano Diretor ocorreu em 1983.

O que é?

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município, sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

Quem é?

Vinícius de Tomasi Ribeiro é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul. É diretor de escritório GO Arquitetura, Planejamento e Mobilidade, além de membro do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Regional (IDEMER) e do grupo de pesquisa do City Living Lab do PPGA. Ribeiro tem trabalho apresentado na cidade de Tulsa, Estado de Oklahoma e nas Nações Unidas sobre Transporte Sustentável, ambos nos Estados Unidos.