Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Plano B da Corsan não consegue abastecer toda a cidade

Exército tem apoiado a Corsan, que se quiser pode adquirir bombas de captação em empresa de Cachoeira do Sul. Foto: Ascom/Corsan.

A Corsan, apesar de implementar um Plano B para abastecimento em Cachoeira do Sul, tem recebido críticas porque a água não tem chegado a alguns bairros da cidade. Nesta quarta-feira (8) pela manhã, equipes da Companhia trabalham no conserto de uma das bombas de captação da água do Rio Jacuí.

Em Cachoeira do Sul, a Corsan pode adquirir – se quiser – bombas de captação disponíveis em uma empresa da cidade, especializada no setor, com capacidade para distribuir 400 litros/segundo e ao um valor estimado de R$ 200 mil. Seria talvez uma oportunidade de conseguir abastecer a área urbana do município  em sua totalidade.

A EXPLICAÇÃO DA CORSAN

A Corsan divulga comunicado que na manhã desta quarta-feira (8) as equipes estão realizando o conserto de uma das bombas do sistema de captação de água alternativo montado emergencialmente em Cachoeira do Sul,  depois que as máquinas do sistema existente ficaram alagadas com a cheia do Rio Jacuí.

A bomba flutuante apresentou problemas na noite desta terça-feira (7). Após parte da tubulação que sai da bomba estourar, o sistema passou a operar apenas com uma das bombas flutuantes, deixando 70% da cidade sem abastecimento de água. A previsão é que até o início da tarde o conserto tenha sido efetuado e o abastecimento será normalizado gradualmente durante o dia na cidade.

Até a normalização do abastecimento, a Corsan segue distribuindo água para a parte baixa da cidade onde a água chega plenamente. Na parte alta, onde há mais dificuldade de abastecimento devido a necessidade de mais pressão, a população está recebendo água através de dois caminhões-pipa.

CAMINHÃO-PIPA PARA A PARTE ALTA

Nesta quarta-feira pela manhã, os caminhões estarão nos bairros São José e distrito de Ferreira. Pela parte da tarde, serão abastecidos os moradores dos bairros Medianeira e Km Zero.

De acordo com a Corsan, esta foi uma solução alternativa para que os bairros que ficam na parte mais alta da cidade recebam água. Mesmo com a parte alta sendo abastecida no domingo e na segunda-feira, a água não chegou nesses bairros, devido à localização ser muito elevada. Como o consumo de quem estava recebendo água está muito alto, não há pressão que leve a água até a parte mais alta.

PREVENÇÃO AO DESABASTECIMENTO

A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter falta de água novamente.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

Sair da versão mobile