PL e PT unem forças na reivindicação pela obra da Ponte do Fandango junto ao Ministro dos Transportes

Por
PL e PT unem forças na reivindicação pela obra da Ponte do Fandango junto ao Ministro dos Transportes
POLÍTICA
1 de abril de 2023 - Claudio Tatsch, Renan Filho, Luiz Fernando Mainardi

De um lado, o Partido Liberal. Do outro, o Partido dos Trabalhadores. Bolsonaro e Lula. Direita e Esquerda. A polarização que tomou conta da política nacional não é novidade nos noticiários. Mas imaginar uma pauta em comum entre as duas siglas e que pudesse mobilizar uma união de esforços era um desafio. Uma demanda regional conseguiu reunir representantes dos dois partidos em defesa de uma mesma causa pelo bem da população que depende de uma solução para o impasse: as obras de recuperação da Ponte do Fandango.

Nesta sexta-feira, durante evento em Uruguaiana, os deputados Claudio Tatsch (PL) e Luiz Fernando Mainardi (PT) se reuniram com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), juntamente com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado, Hiratan Pinheiro, para tratar sobre a questão.

A ponte passou por revitalização em 2018. Na época, foram investidos R$ 8,5 milhões na obra, voltada principalmente à recuperação da pista. Quatro anos depois, a Ponte do Fandango apresentou problemas estruturais em uma de suas colunas de sustentação. As fissuras na viga tornaram necessária uma nova obra, que ainda depende de licitação para que seja executada. Em outubro de 2021, a ponte foi interditada e, após inspeções, foi liberada para trânsito de veículos leves.

Segundo o ministro, a obra já está com o DNIT e é uma das prioridades do Governo Federal. “Sabemos da situação da Ponte do Fandango. A obra está na fase orçamentária e está inclusa na carteira de investimentos em obras de R$ 6 bilhões que serão feitas no Rio Grande do Sul”, afirmou Renan Filho. De acordo com o superintendente do DNIT, após ser orçada, a obra passará por uma análise de risco, para depois ter o edital de licitação publicado. “A ideia é que a obra seja feita em duas etapas, para que o trânsito não seja interrompido”, concluiu Hiratan Pinheiro.

“Continuo otimista com relação à licitação da obra. Desde o primeiro contato em Brasília para tratar da questão, no início de fevereiro, percebi empenho no atendimento à essa demanda, que é uma das prioridades de infraestrutura de Cachoeira do Sul. O ministro Renan Filho renovou o meu otimismo com a execução da obra” – deputado Claudio Tatsch

“Nosso objetivo era fazer com que a obra fosse priorizada pelo Governo Federal, o que foi prontamente atendido pelo ministro Renan e pelo DNIT. Esperamos que os processos orçamentários e licitatórios se deem de forma ágil, para que a obra seja retomada o mais rápido possível, pois a ponte é um dos principais pontos de escoamento das safras dos produtores da região” – deputado Luiz Fernando Mainardi.

Inaugurada em 1961, a Ponte do Fandango, na BR-153, liga Cachoeira do Sul à BR-290. A construção tem 550 metros de comprimento, 7,5 metros de altura e é inspirada na arquitetura francesa, sendo também uma dos cartões postais do Município.