PL Cabanha Quinhéca mantém viva a fibra do gaúcho

Por
PL Cabanha Quinhéca mantém viva a fibra do gaúcho
DESTAQUES
16 de fevereiro de 2019 - rodeio PL quinhéca 2019 6

Patrão de Honra, José Benemídio Almeida, destacou a cultura gaúcha e a representatividade dos laçadores e de todos que fazem o 7º Rodeio do PL Cabanha Quinhéca acontecer / Fotos: Milos Silveira

O 7º Rodeio Estadual do Piquete de Laçadores Cabanha Quinhéca foi aberto oficialmente neste sábado (16) com solenidade realizada no parque do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul, onde é realizado desde quarta-feira (13) e segue com programação até este domingo (17).  A essência das tradições do Rio Grande e a fibra do gaúcho foram elementos destacados pelo Patrão de Honra do PL Cabanha Quinhéca, José Benemídio Almeida, que conduziu o cerimonial. O evento tem o patrocínio da Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Ao se referir sobre o costelão servido para laçadores e convidados no almoço deste sábado, Benemídio ressaltou que se trata de uma iguaria campeira, típica dos antigos tropeiros, e que esta tradição deve ser mantida. “Enquanto Deus nos permitir, vamos continuar oferecendo o costelão a todos que de alguma forma fazem este rodeio acontecer. Todos merecem ser valorizados”, destacou Benemídio. “Nossos filhos e netos merecem ser criados em meio a eventos como este, que valorizam os bons costumes e a tradição”, completou o Patrão de Honra.

O secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, esteve representado pelo chefe de Gabinete, Erli Teixeira, que ficou surpreso com a dimensão do Rodeio, que reúne mais de 150 equipes de laçadores de estados como todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso. “Não há dúvida de que se trata de um evento estadual, que surpreende pela sua envergadura. No que depender de nós, a nossa Secretaria sempre estará à disposição deste evento”, ressalta Teixeira.

Ele destacou também o potencial econômico de Cachoeira do Sul, que hoje possui a segunda maior área de soja do Estado e detém a maior área agrícola de todo o território gaúcho. “Estamos trabalhando em cima de projetos para captação de recursos via governo federal para todas as regiões, e sabemos da importância de Cachoeira no contexto do agronegócio gaúcho”, frisou o chefe de Gabinete. “Cachoeira do Sul sempre foi referência no desenvolvimento de cidades menores que fazem limite com este município tão importante para a economia do RS”, completou o diretor da Secretaria, Gabriel Fogaça.

O 7º Rodeio Estadual do PL Cabanha Quinhéca tem programação até domingo (17) com uma distribuição de mais de R$ 115 mil em prêmios. Neste sábado, às 20h, acontece o Remate das Cabanhas Quinhéca, Marca de Espora e HCG, no parque do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul. Em pista, entram à venda cavalos crioulos consagrados de alto padrão genético.

 

CONFIRA MAIS MOMENTOS DESTE SÁBADO DO 7º RODEIO ESTADUAL DO PL CABANHA QUINHÉCA:

Diretor Gabriel Fogaça e chefe de Gabinete Erli Teixeira: Secretaria Estadual da Agricultura esteve representado no 7º Rodeio do PL Cabanha Quinhéca

Laçadores na concentração: laço-dupla está entre as modalidades de destaque do 7º Rodeio do PL Cabanha Quinhéca

Público aproveita o sol deste sábado para prestigiar o rodeio

Tiro de laço é a essência gaúcha e campeira na pista do Sindicato Rural

Tradição terá continuidade: gurizada se diverte no parque do Sindicato Rural com laço em vaca parada