Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Pix automático: ferramenta teve lançamento adiado para outubro de 2024

Pix automático é aguardado para facilitar as vendas / Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Pix automático é aguardado para facilitar as vendas / Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Na 20ª reunião plenária do Fórum Pix, o Banco Central divulgou que o lançamento do Pix Automático terá nova data. A ferramenta será apresentada ao público em outubro de 2024. Anteriormente previsto para abril de 2024, o BC e os integrantes do Grupo Estratégico de Segurança decidiram aprimorar as regras e os procedimentos operacionais. De acordo com a instituição financeira, os técnicos viram a possibilidade de ofertar um canal para denúncias em casos de fraude nos aplicativos dos bancos que ofertarem o Pix. Na opinião do conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade Adriano Marrocos a nova modalidade promete revolucionar as transações em diferentes modelos de negócios — e ainda reduzir o nível de insegurança da população, que portava dinheiro e vários cartões.

https://ocorreio.com.br/wp-content/uploads/2023/10/SONORAS231019597.mp3?_=1

O advogado e mestre em Gestão de Riscos e Inteligência Artificial da Universidade de Brasília (UnB) Frank Ned Santa Cruz está otimista com a ferramenta, mas lembra que todo tipo de operação no espaço digital requer não só mecanismos de segurança maior, mas também atenção por parte do usuário.

https://ocorreio.com.br/wp-content/uploads/2023/10/SONORAS231019601.mp3?_=2

Após o lançamento do Pix Automático, o BC informou que já estão previstos estudos e aperfeiçoamentos do produto que poderão incluir outras funcionalidades no serviço como, por exemplo, a possibilidade de portabilidade das autorizações para usar a conta de outra instituição e a definição de priorização de pagamentos programados para o mesmo dia.

Fonte: Brasil61

Sair da versão mobile