Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Piranha ataca e pescador fica ferido na Praia Velha

Ataque de piranha no Rio Jacuí deixou pescador ferido em Cachoeira do Sul / Fotos: Divulgação

Ataque de piranha no Rio Jacuí deixou pescador ferido em Cachoeira do Sul / Fotos: Divulgação

O policial militar aposentado e pescador Hélio Pinto Barbosa, 70 anos, ficou ferido no final da manhã desta quinta-feira (21) após ser mordido por uma piranha enquanto pescava na região da Praia Velha do Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul. Ele retirava alguns exemplares de pintados da rede de pesca quando notou que havia um peixe da espécie exótica na malha.

Surpreendentemente, o bicho “pulou” contra a sua mão e cravou os dentes afiados na pele, causando um ferimento com sangramento. “Mesmo presa na rede, ela pulou na mão dele”, descreve Rodrigo Barbosa, 34 anos, filho de Hélio. Como o ferimento foi profundo, Hélio precisou passar por atendimento ambulatorial no Hospital de Caridade e Beneficência.

COLORAÇÃO ESCURA DA PIRANHA É DIFERENTE DE PALOMETAS JÁ ENCONTRADAS NO JACUÍ

A coloração escura da piranha causou estranhamento na Família Barbosa, pescadores tradicionais das margens do Rio Jacuí na Rua Moron. O exemplar é diferente das palometas que já foram encontradas no Rio Jacuí, que são mais amareladas.

Os primeiros relatos dando conta da presença de palometas no Rio Jacuí e afluentes começaram a surgir há cerca de três anos. Desde então, são várias as histórias contadas por pescadores de que peixes nativos, principalmente pintados, aparecem mordiscados em redes de pesca ou mesmo fisgados em linhas de fundo, faltando cauda, barbatanas e até pedaços da estrutura corporal.

Em Cachoeira do Sul, há relatos da presença dessas espécies exóticas também em afluentes como os rios Irapuá e Botucaraí, entre outros. Na Região Metropolitana, já foram registradas presenças desses animais em mananciais como Lago Guaíba e Rio dos Sinos.

Espécie exótica tem dentes afiados com alto potencial de lesões graves

Coloração escura do exemplar chamou a atenção dos pescadores

Sair da versão mobile