A Petrobras informou às distribuidoras que vai reduzir o preço da gasolina nas refinarias em 15% e vale a partir desta quarta-feira (25). Esta é a décima vez que a petroleira diminuiu o preço do combustível este ano, com uma alta no meio provocada pelo câmbio. Na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no RS, o corte chega a 20 centavos. Os preços são diferentes conforme a refinaria.
Desta vez, não houve ajuste no preço do diesel, como nas definições anteriores da estatal. O último corte, na semana passada, foi de 12% na gasolina e de 7,5% no diesel. E, na semana anterior, a Petrobras tinha reduzido o preço da gasolina em 9,5% e do diesel em 6,5%.
O tombo na cotação do petróleo no mercado internacional abriu espaço para a redução dos preços nas refinarias, onde os valores são definidos pela estatal. A definição de preços é livre nas distribuidoras e também nos postos de combustíveis. No entanto, pela dimensão nos cortes, esse repasse deve ocorrer nas bombas. A Petrobras também considera o câmbio nos ajustes de preço, mas o dólar tem subido menos do que a queda do petróleo.