Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Pesquisa mostra Lula e Bolsonaro próximos na corrida presidencial

Crédito: OC/Arte/EBC

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue liderando as intenções de voto para a Presidência da República, segundo a pesquisa ModalMais divulgada nesta quarta-feira. Uma vitória do petista sobre o presidente Jair Bolsonaro seria somente em um segundo turno.

Segundo os números do levantamento do Instituto Futura para a ModalMais, Lula teria 50,4% das intenções de voto contra 37,8% do Bolsonaro no segundo turno, cenário semelhante ao da pesquisa anterior, divulgada em 14 de dezembro.

No primeiro turno, em cenário estimulado, incluindo todos os candidatos, Lula aparece como preferido entre 36,9% dos entrevistados, seguido de Bolsonaro, com 31,4%. É a pesquisa recente que tem a menor distância entre os líderes, próximos de um empate, considerando a margem de erro.

Na sequência, aparecem o ex-juiz Sergio Moro, com 8,5%, Ciro Gomes com 5,6% e o governador de São Paulo, João Doria, com 2,4%. Indecisos somam 5,6% e brancos ou nulos, 5,1%.

Rejeição

O índice de rejeição à candidatura Jair Bolsonaro segue expressivo, com 47,3% dos entrevistados alegando que não votariam no presidente “em hipótese alguma”. No entanto, os números diminuíram em relação ao último levantamento do instituto, que apontavam para 49,5% de resistência ao nome do mandatário. A rejeição à candidatura do petista diminuiu ligeiramente, passando de 37,2% para 37,1%.

A pesquisa foi realizada pelo instituto Futura para o Banco Modal e entrevistou 2 mil pessoas, todas por telefone, entre 17 a 21 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e a taxa de confiabilidade é de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08869/2022.

Sair da versão mobile