A Rota de Santa Maria, concessionária da RSC-287, inicia o período de testes no funcionamento das três novas praças de pedágio da rodovia na segunda-feira.
O treinamento das equipes da empresa do Grupo Sacyr, que vão atuar junto às três novas praças de pedágio – P01 – Taquari (km 47), P04 – Paraíso do Sul (km 168) e P05 – Santa Maria (km 220) segue da denominada de Operação Assistida até o início da Operação Definitiva, o que deve ocorrer a partir do mês de setembro, mediante autorização do Governo do Estado e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). Na praça de Paraíso do Sul, as atividades já inciam neste domingo.
Durante a Operação Assistida – período de divulgação e adaptação da comunidade à entrada em operação de uma nova praça e treinamento dos colaboradores – os veículos deverão passar pelas cabines de pedágio e parar, simulando o atendimento.
Pistas ampliadas
Os testes serão feitos também nas novas pistas ampliadas das praças de pedágio já existentes em Venâncio Aires e Candelária. O objetivo é permitir que novos sistemas, sensores, câmeras e demais equipamentos sejam utilizados de forma supervisionada pela equipe de tecnologia da concessionária.
Mais caro
A partir de 1º setembro, as tarifas nas cancelas das praças de pedágio na RSC-287 ficam mais caras. O valor passará de R$ 3,70, para R$ 4,20.