Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Perfil do usuário moderno de aplicativos de namoro: prefere economizar dinheiro, se comunicar em bate-papo por vídeo e está pronto para relacionamentos de longa distância

Namoro online

Namoro online

Perfil do usuário moderno de aplicativos de namoro: prefere economizar dinheiro, se comunicar em bate-papo por vídeo e está pronto para relacionamentos de longa distância

Em 2022, o The Guardian publicou um artigo intitulado “Como o namoro online mudou a maneira como nos apaixonamos”. Entre outras coisas, apresentou a opinião da socióloga Marie Bergström, que compartilhou seus pensamentos sobre esse assunto.

De acordo com Marie Bergström, no passado recente havia a ideia popular de que o amor é sempre algo espontâneo, algo que não depende diretamente da pessoa. Essa ideia foi fortemente cultivada por romances e filmes de Hollywood, nos quais os personagens se encontram por  acaso em circunstâncias inesperadas, se apaixonam, passam por todas as dificuldades juntos e, finalmente, encontram sua felicidade.

Hoje, essa ideia simplesmente não funciona. Se uma pessoa realmente quiser encontrar o amor, ela deverá ser ativa e proativa, sem medo de dar o primeiro passo. Apenas ficar sentado e esperar que o amor “caia do céu” definitivamente não funciona. Isso nunca resulta.

Top 5 dos fatores que estão mudando o conceito de namoro no século 21

A determinação das pessoas de hoje em procurarem ativamente uma pessoa especial é uma tendência correta e extremamente importante do nosso tempo. Mas está longe de ser a única. Podemos citar pelo menos outros cinco fatores que valem a pena mencionar.

  1. O namoro online está ficando mais privado

Até há pouco tempo, encontrar pessoas através de amigos em comum, colegas ou conhecidos parecia ser a opção mais promissora. E, mesmo agora, uma parte significativa dos relacionamentos acontecem precisamente graças a esses conhecidos.

No entanto, mais e mais especialistas em relacionamentos e psicologia humana acreditam que esta está longe de ser a melhor opção para conhecer aquela pessoa especial. Afinal, quando você está em um círculo de meros conhecidos, você desempenha apenas o papel atribuído a você. Se estiver em um círculo familiar, você tenta ser mais diligente. Entre amigos, você se esforça para ser a alma do grupo, e assim por diante. Por isso, um mero novo conhecido não verá o seu lado real.

A melhor opção para namorar é ficar longe de olhares indiscretos. Esta é uma componente separada de sua vida, que não deverá ser afetada por nenhum fator externo. Claro, não estamos dizendo que você deve parar completamente de tentar conhecer alguém através de amigos e parentes. Mas não tenha grandes esperanças nesse método.

  1. As pessoas estão se tornando mais abertas a se comunicar por vídeo

Muito recentemente não poderíamos sequer pensar que seria possível comunicar com pessoas de outros países e continentes através de vídeo usando um smartphone. Hoje isso se tornou a norma. Além disso, mais e mais pessoas preferem este formato particular de comunicação comparado a chamadas de texto e áudio.

A chamada de vídeo economiza muito tempo, permite que você veja o interlocutor, ouça sua voz e praticamente se sinta ao seu lado. Não é de surpreender que, hoje, no auge da popularidade estejam as roletas de bate-papo por vídeo, ou seja, sites e aplicativos que conectam usuários aleatórios por vídeo.

Entre as plataformas mais populares deste tipo, podemos citar as seguintes:

Esta lista de roletas de bate-papo populares é apenas uma amostra, mas você deve definitivamente prestar atenção a ela. Aconselhamos que você comece a se familiarizar com esse formato usando uma delas. Você vai gostar!

  1. As pessoas de hoje estão prontas para relacionamentos de longa distância

No passado, as pessoas costumavam ser mais apegadas a um lugar. Elas cresciam, estudavam, trabalhavam e começavam famílias principalmente em suas cidades nativas. Apenas algumas pessoas se mudavam para outros locais para começar uma nova vida. Portanto, no passado, os relacionamentos de longa distância “fracassavam” muito rapidamente. Apenas alguns meses sem um ente querido e o relacionamento estava à beira de quebrar.

Hoje, estamos todos muito mais habituados ao amor à distância e prontos para suportar todos os inconvenientes que ele traz. Como resultado, tais relacionamentos vivem muito mais tempo. Por vezes, o tempo entre o namoro online e o primeiro encontro real pode ser de meses ou até anos e, em geral, todos estão satisfeitos com isso. As pessoas estão prontas para esperar se virem uma perspectiva de futuro e isso é o principal!

  1. A maioria das pessoas tende a gastar dinheiro com inteligência, inclusive em encontros

Houve momentos em que, no primeiro encontro, os homens estavam tão ansiosos para impressionar as mulheres, que as convidavam para os restaurantes mais caros e gastavam valores fabulosos apenas para darem uma primeira impressão espetacular.  

Hoje, isso é coisa do passado. Estamos nos tornando mais racionais em relação ao dinheiro e desperdiçar grandes quantias é menos comum. Em geral, agora os primeiros encontros ocorrem online e, de fato, não exigem nenhum investimento de sua parte.

  1. A pressa no namoro online terminou

No início dos anos 2000, quando o namoro online estava apenas ganhando força, muitos usuários procuraram transferir a comunicação do online para o offline o mais rápido possível. Mas essa pressa, na maioria dos casos, acabou por ter apenas consequências negativas.

Se você ainda não conheceu a pessoa ao vivo, não precisa ter pressa para encontrá-la o mais rápido possível. Continue a se comunicar na web por algum tempo e, quando sentir que estão prontos para um encontro na vida real, falem do assunto.

Resumindo: o que acontecerá a seguir com o namoro online

Obviamente, é muito difícil prever qualquer coisa. As tendências estão mudando rapidamente, novas tecnologias e algoritmos de namoro estão surgindo e o interesse dos usuários nos diferentes formatos diminui ou cresce de repente.

Marie Bergström, mencionada no início do artigo, diz o seguinte sobre o futuro do namoro online: “Agora estamos em uma situação em que muitas pessoas conhecem seus futuros parceiros na web. Acho que, em breve, isso será a norma. Namorar através de amigos mútuos ou, por exemplo, em uma festa, parecerá cada vez mais inadequado. Afinal, existem plataformas especiais para isso, onde é mais fácil e confortável as pessoas se conhecerem.”

É difícil discordar dessa opinião. De fato, a cada ano, o número de usuários de serviços de namoro só aumenta, assim como o número de casamentos que ocorreram graças ao namoro online. Vamos ficar de olho nas tendências!

Sair da versão mobile