Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Pedaços de esponja e TNT: o que Prefeitura planeja para escorar monumento

A equipe técnica da Prefeitura de Cachoeira do Sul esteve nesta segunda-feira no monumento “Sinta-se Feliz na Capital do Arroz”, instalado na esquina da Rua Andrade Neves da Fontoura com a Rua Virgílio de Abreu.

As engenheiras Jéssica Oliveira e Muriel Mença, junto com o conservador-restaurador André Medeiros, vistoriaram o local para definir as melhores estratégias para o escoramento da peça, visando a preservação da sua integridade. Garantindo isso, inicia-se o próximo passo que é avaliar as soluções definitivas para preservação da peça.

O local foi isolado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil após ser constatado deslocamento em um dos pilares e inclinação em direção ao passeio público. Desde o isolamento, os técnicos têm avaliado o local com frequência e não houve mais movimentação da estrutura.

A pedido da vice-prefeita, Angela Schuh, o Secretário de Obras, Marcos Carneiro e o diretor, Dutty Beck, acompanharam a vistoria. Caberá a Secretaria de Obras o trabalho de escoramento. As madeiras serão fornecidas pela Secretaria de Interior. Para evitar que as madeiras tenham contato direto com a placa, que é tombada desde 2017, serão utilizados pedaços de esponja e TNT.

Sair da versão mobile