Declaração do rebanho: Famurs orienta que produtor agilize procedimento porque formulário está mais extenso neste ano / Foto: Fernando Dias/Seapdr
Os produtores que desenvolvem a atividade de pecuária no RS têm até o dia 31 de outubro para preencher e entregar a Declaração Anual de Rebanho. A declaração é uma obrigação sanitária de todos os produtores rurais que possuam bovinos, ovinos, bubalinos, caprinos, aves, suínos, peixes, equinos, caixas de abelhas e outras espécies, como caninos, gatos e coelhos.
Para realizar a declaração o produtor pode ir até a Inspetoria Veterinária, que em Cachoeira do Sul fica no interior do parque da Fenarroz, levar documento de identificação e fazer a declaração junto ao servidor. O procedimento dura em torno de 30 minutos e é gratuito.
O contribuinte rural ainda pode fazer a declaração de forma online, com a opção de baixá-lo no site, fazer o preenchimento e entregar na unidade. O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Paulo Salerno, alertou sobre os prazos e importância da declaração, “O produtor precisa estar atento nos municípios, pois o formulário está mais longo. Não é conveniente deixar para última hora”, alerta Salerno.
Para mais informações acesse: www.agricultura.rs.gov.br/declaração.